Câmara Setorial: grupo de trabalho fará proposta para marketing

Publicado por: MilkPoint

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Diversas entidades constituirão um grupo de trabalho para apresentação de uma proposta para marketing institucional de lácteos no Brasil. A ação faz parte dos trabalhos da Câmara Setorial do Leite, que se reuniu extraordinariamente no dia 11 para discussão desse tema.

Na oportunidade, o diretor de marketing da Láctea Brasil, Marcelo Carvalho, fez uma apresentação em que mostrou a atual situação do mercado de lácteos no Brasil. "Em resumo, temos um quadro em que o consumo per capita está estagnado há anos, há cada vez mais produtos substitutos, muitos deles com um forte apelo de saúde e com grandes empresas por trás e a população brasileira tem passado por mudanças demográficas e de hábitos de consumo", constata. "Se o setor não se organizar rapidamente e reagir, o bolo a dividir não só pode não crescer, como pode diminuir", alerta.

"Na crise de 2001, tivemos como herança positiva as exportações", diz Vicente Nogueira Netto, diretor do departamento econômico da CBCL. "O marketing institucional pode ser a herança desse novo momento difícil que vivemos", completa.

Para Rodrigo Alvim, presidente da Câmara Setorial do Leite e da Comissão de Pecuária Leiteira da CNA, o tema é de extrema importância. "A discussão desse tema, no âmbito da Câmara Setorial e com a participação de vários elos, é uma prova do amadurecimento do setor", pondera.

O grupo deverá se reunir paralelamente e apresentar, até meados de março, uma proposta que contemple as características do setor no Brasil, os aspectos jurídicos e as diversas demandas nessa área. Para isso, serão estudados modelos de outros países e analisadas as particularidades do Brasil, para que a proposta seja factível.

Integram o grupo os seguintes membros da Câmara e respectivas entidades:
- Décio Sieb, da CONTAG
- Edson Rolosen, secretário executivo da Leite Brasil
- Luiz Fernando Esteves Martins, presidente do G-100 e diretor da ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo)
- Marcelo Costa Martins, assessor da Comissão de Pecuária de Leite da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária)
- Marcelo Pereira de Carvalho, diretor de marketing da Láctea Brasil
- Nilson Muniz, diretor-executivo da ABLV (Associação Brasileira de Leite Longa Vida)
- Paulo do Carmo Martins, chefe geral da Embrapa Gado de Leite
- Pedro Simão Filho, diretor da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) e ABILD (Associação Brasileira das Indústrias de Leite Desidratado)
- Vicente Nogueira Netto, diretor do departamento econômico da CBCL (Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios) e representante da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil)

Fonte: Equipe MilkPoint
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Nevio Primon de Siqueira
NEVIO PRIMON DE SIQUEIRA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/10/2005

Marcelo, bem qua você comentou que algumas ações estariam por vir. Parabéns a todos vocês (a todo o grupo de trabalho) pela iniciativa, pois hoje o marketing é muito, mas muito mais importante do que a qualidade dos produtos que trabalhamos (apesar de que a qualidade é necessária para a continuidade do produto no mercado), mas na verdade é que se vende muita porcaria com campanhas de propaganda bem feitas e criativas. Não vou aqui entrar no mérito de um ou outro produto (seja ele bem de consumo ou até campanhas políticas), mas o que digo todos sabem que é verdade.



Sabemos também que o leite é um produto de qualidades inigualáveis no aspecto nutricional, mas na verdade pouca gente tem isso em mente, e as pessoas que tem as informações corretas, não são lembradas a contento para estimular o consumo do leite. Muitos tomam medicamentos para osteoporose, mas pouca gente se lembra do leite.



Temos a grande vantagem que não precisamos falar mentiras para promover nosso produto, pois suas características são por si só tidas como qualidades. O trabalho maior é só de divulgá-las de forma correta.



Parabéns novamente e desejo sucesso nas suas propostas,



Névio.
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