Cálcio e vitamina D podem acabar com TPM

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode acabar com a Tensão Pré-Menstrual (TPM), revelou um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na revista Archives of Internal Medicine.

O levantamento, realizado por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, comparou a dieta alimentar de mil mulheres com TPM e duas mil sem o problema.

Aquelas sem TPM tendiam a ingerir mais alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como leite, queijo, brócolis e cereais.

Muitas mulheres sentem sintomas físicos ou emocionais leves antes do período menstrual, mas 20% têm sintomas mais severos.

Estrogênio

Outros estudos já haviam relatado que suplementos de cálcio diminuiriam os sintomas da TPM.

Mas a atual pesquisa afirma que a vitamina D e o cálcio podem evitar que a TPM se manifeste de uma forma geral.

Levantamentos anteriores sugerem que as duas substâncias podem exercer influência nos níveis de estrogênio (hormônio feminino) no organismo.

Há muitas teorias sobre as causas da TPM, mas muitos pesquisadores acreditam que ela é causada pela flutuação dos hormônios sexuais durante o ciclo menstrual.

"Nós observamos um risco significativamente menor de desenvolver TPM em mulheres com altas taxas de vitamina D e cálcio em suas dietas, equivalentes a cerca de quatro porções por dia de leite desnatado ou com pouca gordura, fortificado com suco de laranja ou laticínios de baixa gordura como iogurtes", disse a pesquisadora Elizabeth Bertine-Johnson.

Fonte: BBC, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?