México: exportações brasileiras de lácteos estão aprovadas; setor espera publicação oficial do Mapa

O México liberou a lista de empresas brasileiras que poderão exportar leite e produtos lácteos para o país. Saiba quais os produtos e que empresas aqui.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Em 2 de junho de 2021, os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE) anunciaram que as autoridades mexicanas habilitaram 18 plantas brasileiras e 33 produtos para exportação de lácteos àquele mercado.

Continua depois da publicidade

“Esta é uma excelente notícia para a cadeia do leite. O México é um grande mercado consumidor e a autorização para exportação é um passo importante. O país pode se tornar um destino regular para os produtos lácteos brasileiros. A ABRALEITE trabalhou bastante para essa conquista e parabeniza o Mapa nas pessoas da ministra Tereza Cristina, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, e às demais áreas do ministério pela articulação e finalização do acordo. Da mesma forma, congratula-se com outras entidades ligadas ao leite que também se empenharam”, assinala Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE.

A lista de produtos lácteos do Brasil autorizados a entrar no mercado mexicano é longa e inclui, entre outros, leite em pó, leite UHT, soro de leite, creme de leite, iogurte, manteiga e queijos. A relação dos laticínios autorizados pelas autoridades sanitárias do México é composta por diferentes unidades da Tirolez, Lactalis, Vigor, Polenghi, Schreiber Foods, Cosulati, Nutrifont, Dália e Nova Mix.

Continua depois da publicidade

Esse foi um trabalho que começou em 2017, quando o Mapa abriu um chamado para as empresas de laticínios preencherem os questionários e encaminharem toda a documentação necessária. Neste processo houve também importante envolvimento da VIVA LÁCTEOS, que fez a divulgação ostensiva junto aos seus associados para que estes encaminhassem o que se pedia.

Contudo, as exportações estarão efetivamente liberadas somente após a publicação do Certificado Sanitário Internacional (CSI) pelo Mapa

Segundo informa a associação, a última movimentação neste processo foi, nesta semana, a manifestação da autoridade mexicana (SENASICA) aprovando a proposta de CSI encaminhada pelo Mapa. Registra-se que esta foi a quinta discutida entre as autoridades dos dois países.

"Agora, o Ministério está analisando toda a documentação encaminhada pelo SENASICA para que seja feita a publicação, o que o setor espera que ocorra em breve", disse Gustavo Beduschi, Diretor Executivo da VIVA LÁCTEOS.

As informações são da ABRALEITE e da VIVA LÁCTEOS.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?