Brasil já pode exportar leite em pó e condensado ao México

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Como resultado do trabalho da terceira missão técnica que esteve no México de 10 a 12 de junho, as autoridades sanitárias daquele país aprovaram as exportações brasileiras de leite em pó e leite condensado. As ações junto ao governo mexicano foram capitaneadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em trabalho conjunto com a Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL), Serlac Trading e a Associação Brasileira das Indústrias de Leite Desidratado (Abild).

O presidente da Serlac, Alfredo de Goeye, e o da CBCL, José Pereira Campos Filho, foram unânimes em reconhecer o papel decisivo do Ministro Roberto Rodrigues e de sua equipe nessa grande conquista. "O Ministro teve pulso forte ao negociar os interesses do setor leiteiro junto às autoridades mexicanas. Além disso, teve a sensibilidade de acatar a nossa solicitação e transformar sua viagem ao México em um marco no avanço das negociações", afirmou Alfredo de Goeye, que compôs a missão que chegou do México no último domingo (12).

Para o presidente da CBCL, José Pereira Campos, as negociações precisam continuar. "Importantes produtos das cooperativas ficaram de fora nesta primeira etapa, a exemplo dos queijos, leite UHT e leite evaporado, e não vamos recuar até que esses produtos sejam exportados para o México", ressalta Pereira Campos.

O diretor do Departamento Econômico da CBCL, Vicente Nogueira, mostrou muito otimismo em relação ao avanço das negociações. "Em que pese a desvantagem do câmbio, o trabalho conjunto entre setor privado, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), permitirá a conquista de outros importantes mercados", enfatiza Nogueira.

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Nelmon Oliveira da Costa, informou que as empresas interessadas em exportar leite condensado e leite em pó para o México serão consultadas esta semana para ultimar a auditoria mexicana que viabilizará as exportações.

O México, a exemplo da Argélia, Rússia e China, é um dos maiores importadores de produtos lácteos do mundo. Neste ano, as compras externas do país devem superar a marca de 400 mil toneladas de leite e derivados, com valor aproximado de 800 milhões de dólares.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CBCL, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Gustavo de Vincenzo Valone
GUSTAVO DE VINCENZO VALONE

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/06/2005

Gostaria de ressaltar meus parabéns para toda a equipe, em especial aos representantes da CBCL.
Antonio da Silva
ANTONIO DA SILVA

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/06/2005

Conquistas como esta valorizam o segmento lácteo, somente com a somatória de forças representativas dos fabricantes, e o apoio incondicional das áreas governamentais elas serão possíveis.



Parabéns aos que dela participaram.



Antonio da Silva

Qual a sua dúvida hoje?