Brasil é 2º maior produtor de orgânicos do mundo, atrás da Austrália

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Segundo estudos realizados entre janeiro e fevereiro do Ministério da Agricultura, a área cultivada com produtos orgânicos no País soma 6,5 milhões de hectares. Com essa área, o Brasil ocupa a segunda posição na lista de maiores produtores mundiais de orgânicos, atrás apenas da Austrália.

Até 2004, o País ocupava o 34º lugar. O salto no ranking foi impulsionado pela inclusão do extrativismo sustentável no cálculo da área da agricultura orgânica brasileira. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.

Dos 6,5 milhões de hectares da agricultura orgânica, 5,7 milhões de hectares são ocupados pelo extrativismo sustentável, ou seja, com plantio de castanha, açaí, pupunha, látex, frutas e outras espécies das matas tropicais, principalmente da Amazônia.

O Brasil tem ainda cerca de 900 mil hectares plantados com outras culturas orgânicas. Dados do ministério indicam que cerca de 20 mil produtores cultivam orgânicos, sendo a maioria agricultores familiares. Abacaxi, banana, café, mel, leite, carnes, soja, palmito, açúcar, frango e hortaliças são alguns dos principais produtos da agricultura orgânica brasileira.

Fonte: Estado de São Paulo (por: Fabíola Salvador), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Missao Tanizaki
MISSAO TANIZAKI

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 14/03/2005

Prezado Colega,



Os nossos colegas que atuam na área do fomento de produção de orgânicos deveriam centrar a atenção para a evolução do agronegócio, que segue buscando observar as exigências dos consumidores que a cada dia estão mais conscientes.



O tempo se encarregará de iluminar os pesquisadores e, num futuro próximo, espera-se implementação de buscas de alimentos que venham de fato atender as necessidades nutricionais dos seres humanos como se faz na produção animal (frangos, suínos, etc), sem quebrar os hábitos alimentares e outros fatores.



Quem come muita verdura tende apresentar uma dieta mais rica em magnésio, mas na atual conjuntura e talvez, nem com os orgânicos será possível atender às necessidades diárias do indivíduo em relação a esse elemento. Esse caso é citado porque o magnésio é um cofator responsável por mais de 300 reações que ocorrem em nosso organismo.



Missao Tanizaki

missao@agricultura.gov.br

Qual a sua dúvida hoje?