Brasil discute criação de comitê para FIL-IDF

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Será realizada no dia 28 abril a terceira reunião motivadora para a criação oficial do Comitê Nacional da Federação Internacional de Laticínios (CN-FIL). A Embrapa Gado de Leite é a instituição que está à frente da iniciativa, cujo objetivo é fortalecer a posição brasileira no mercado internacional de lácteos. O encontro irá reunir importantes representantes do setor leiteiro nacional e acontecerá dentro da Tecnoláctea, evento que será realizado do dia 26 ao dia 28 no Expocenter Norte, em São Paulo.

O comitê provisório que trabalha na criação do CN-FIL tem na presidência o Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins e o pesquisador José Renaldi Feitosa de Brito como secretário executivo. "Os participantes da primeira reunião realizada em São Paulo, ano passado, indicaram a Embrapa Gado de Leite para coordenar a formação do CN-FIL diante do importante papel que a Unidade vem cumprindo no desenvolvimento do setor leiteiro nacional", lembrou o Chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Unidade, Pedro Arcuri, que participou daquele encontro.

Paulo Martins destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do leite nacional. "Trata-se de uma entidade com forte representatividade, atuação e tradição nos principais mercados produtores de leite em todo o mundo", afirma. Martins também aponta o CN-FIL como o fórum apropriado para discutir as questões técnicas e comerciais.

"Todo o setor leiteiro precisa estar engajado nessa ação, pois o Brasil tornou-se ativo participante do mercado internacional de lácteos, o que exige a presença brasileira em todos os fóruns, sejam eles técnicos ou comerciais", reforça.

Na reunião marcada para às 10 horas do dia 28, no auditório da Tetra Pak, serão apresentados fatos sobre a FIL, uma proposta de estatuto do comitê brasileiro e a assinatura das instituições presentes em livro que irá compor o material necessário para a formalização do comitê.

Objetivos

A FIL foi criada á mais de 100 anos por instituições de diferentes nações, inicialmente da Europa. Está presente em 41 países, entre eles os responsáveis por cerca de 75% da produção mundial de leite.

No Brasil, pretende-se que a entidade sirva de elo com organizações representativas da cadeia produtiva do leite em todo o mundo e coloque o país no mesmo patamar dos maiores produtores mundiais de leite. "Os aumentos persistentes de produção no Brasil, associados à nova legislação de qualidade capacitam o país a se tornar um importante exportador de lácteos. Conseqüentemente, é preciso estar representado no mais importante fórum técnico para marcar suas posições, em defesa das indústrias e dos produtores de leite", justifica Martins.

A FIL é uma organização do Terceiro Setor (ONG) que funciona como fórum de discussões, normatização de análises e padronização de produtos lácteos. Dentre as atividades da FIL constam a organização de eventos e criação de canais para ampliar e agilizar o diálogo e a troca de informações e experiências sobre o setor leiteiro internacional, além de participação em órgãos relacionados à segurança alimentar, OMS e FAO.

Também faz parte das atribuições da entidade fomentar a publicação de material científico em todo o mundo. "A essência da proposta da FIL é contribuir diretamente com o avanço do setor leiteiro internacional", resume Pedro Arcuri.

Fonte: Embrapa Gado de Leite, adptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?