ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bovinocultura de leite retrai no primeiro semestre de 2015

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
As cadeias produtivas de bovinocultura de corte e cana-de-açúcar apresentaram crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), no primeiro semestre deste ano, de 2,70% e 1,71%, na comparação com o mesmo período de 2014, totalizando receitas de R$ 185,4 bilhões e R$ 108,5 bilhões, respectivamente. Já o algodão, a pecuária de leite e a soja recuaram nos primeiros seis meses do ano. A maior retração foi observada no desempenho da fibra, de 10,53%.

Estes dados fazem parte de estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que analisou o comportamento do PIB dos cinco produtos, tendo como referência a conjuntura econômica do período, com base no desempenho dos elos da cadeia produtiva: insumos, atividade primária (dentro da porteira), agroindústria e serviços (distribuição).

Na bovinocultura de leite, a maior retração ocorreu no setor primário (10,41%), em razão da queda da produção do leite cru, de 5,84% na comparação com o ano passado, além da queda dos preços. “Com preços em queda e custos em alta, a atividade leiteira tem se tornado inviável a muitos produtores, em especial de pequena escala, que têm optado por abater as vacas, frente aos preços atrativos da arroba”, conclui o documento da CNA e do Cepea.

Gráfico 1 -  Taxa de variação do segmento primário nas cadeias selecionadas – primeiro semestre de 2015 - %. 



Confira a análise completa no Boletim PIB.

As informações são da CNA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint