Bolívia: Educar para tomar leite é parte de uma estratégia
Publicado por: MilkPoint
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Na Bolívia, o consumo per capita de leite anual é de 38 litros, ou seja, muito baixo, usando como referência as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O vice-ministro de Assuntos Agropecuários da Bolívia, Víctor Barrios, disse que este baixo nível de consumo não está relacionado aos preços, já que um litro do produto custa metade, ou um pouco mais da metade, do preço de refrigerantes. "São os valores da população". Esses que devem ser mudados.
O objetivo do Governo, representado pelo Ministério de Assuntos Rurais e Agropecuários, e dos produtores, representados por associações e federações, tem uma dupla dimensão. Por um lado, quer abrir mercados nacionais e internacionais; por outro, quer melhorar as condições de produção.
"As propriedades leiteiras têm maior capacidade de produzir. Por isso, é importante um acordo de competitividade para criar uma cadeia de bovinos leiteiros e a política servirá de base para que esta seja estabelecida".
Os quatro pontos principais da política leiteira boliviana são: fortalecimento, que visa promover o desenvolvimento de capacidades dos atores sociais vinculados com o setor produtivo; comercialização, que visa melhorar a inserção do leite e seus derivados nos circuitos nacional e internacional, sendo que um instrumento disso é a educação; meio-ambiente, que visa utilizar recursos naturais e genéticos com enfoque sustentável; e segurança alimentar, que inclui o fomento dos municípios ao consumo de leite nas escolas.
Fonte: La Razón, publicado em Infoleche - Sistema Pan-Americano de Informação Leiteira, adaptado por Equipe MilkPoint
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