Batávia fecha acordo com Kraft para vender cream cheese Philadelphia no Sul
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Com sede em Carambeí (PR), a Batávia torna-se responsável pela venda do produto em toda a região Sul do país, onde começa a ser distribuído a partir de hoje.
Considerada uma das jóias do grupo Kraft, o Philadelphia está entre as sete marcas globais do grupo com faturamento mundial superior a US$ 1 bilhão por ano. "A marca é hoje um dos grandes pilares da expansão da Kraft em escala global", diz o diretor de unidade de negócios para as áreas de queijos, sobremesas e fermentos, Marcelo Izzo.
A Kraft iniciou a produção do Philadelphia no Brasil em 2003. Até agora, no entanto, o produto era vendido apenas nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A expectativa é repetir no Sul o desempenho nos dois estados, onde, em menos de dois anos a marca conquistou, respectivamente, 67% e 68% de participação de mercado, segundo dados da AC Nielsen.
Mundialmente, o cream cheese lidera as vendas desse segmento com mais de 40% de participação. Nos Estados Unidos, tem 70% do mercado. "No Brasil, o principal desafio é desenvolver essa categoria de produto", diz Izzo. Segundo a empresa, o país é hoje o oitavo mercado de queijos em todo o mundo, com vendas de 600 mil toneladas por ano.
O consumo per capita ainda é baixo, de três quilos por ano, contra 22 quilos na França. Na categoria de queijos espalháveis dominada ainda pelo requeijão, com 94% das vendas, o consumo per capita é ainda mais tímido: apenas 300 gramas, enquanto em alguns países da Europa chega a 15 kg. "Ainda assim, o desenvolvimento tem sido surpreendente. Desde o lançamento do nosso produto, o mercado de São Paulo quadruplicou de tamanho e o do Rio cresceu duas vezes", afirma Izzo.
Acordo
A Batávia vai comprar a produção da Kraft e ganhar um percentual sobre a venda do produto nas gôndolas. A Kraft não revela os valores financeiros envolvidos na parceria.
Líder de mercado na área de derivados lácteos na região sul, a Batávia vai distribuir o produto Kraft em dez mil pontos de venda nos três estados do sul. "A Batávia possui uma experiência na área de refrigerados que a Kraft ainda não tem no Brasil", justifica Izzo.
No Rio e em São Paulo, a Kraft vai continuar com distribuição própria e uma equipe de vendas de 18 pessoas. O próximo passo da empresa é seguir com a expansão da marca para mercados como Belo Horizonte e região Centro-Oeste. "Hoje, o sul e o sudeste representam 80% do consumo desse produto no Brasil", diz o diretor.
Metas
O Brasil é hoje uma das quatro regiões prioritárias para o crescimento da Kraft no mundo. Com sete fábricas no país, a companhia é uma das dez maiores empresas de alimentos no mercado brasileiro, com faturamento anual de R$ 2,6 bilhões e sete mil empregados.
A planta de Curitiba, que recentemente concluiu investimentos de US$ 120 milhões, é considerada uma das mais modernas do grupo. A idéia é fazer dessa unidade uma base de produção de queijos também para a América Latina, segundo Izzo. As vendas do cream cheese para outros países começaram no final do ano passado, com embarques para Peru e Venezuela. Dentro de dois meses a fábrica inicia exportações para a Argentina.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Cristina Rios), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.