Bancos vencem batalha judicial contra Parmalat
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Um ano depois do estouro de um dos maiores escândalos financeiros do mundo, um juiz determinou que os créditos contestados devem ser incluídos numa lista oficial de credores.
A decisão foi um revés para o administrador da Parmalat, Enrico Bondi, que tenta excluir cerca de 4 bilhões de euros (US$ 5,36 bilhões) em dívidas, das quais aproximadamente um bilhão de euros são devidos ao Citigroup e ao Bank of America.
Bondi está travando uma batalha judicial com os dois bancos norte-americanos para receber US$ 10 bilhões em reparação a prejuízos. A companhia italiana alega que os bancos foram em parte responsáveis pelo escândalo financeiro. As instituições rejeitam a acusação e argumentam que foram vítimas de fraude.
Segundo o plano de restruturação da Parmalat, os credores podem participar de uma troca de dívida por ação, tornando-os acionistas em uma nova versão do grupo alimentício, que deve deixar o processo de concordata atual no início de 2005.
De acordo com a relação de troca proposta por Bondi, um bilhão de euros em dívidas equivalem a cerca de 100 milhões de euros em ações da nova empresa ou cerca de 5% de seu capital total esperado.
Além de Bank of America e Citigroup, Credit Suisse First Boston, Deutsche Banck, JP Morgan, Morgan Stanley e UBS também estão na lista de bancos que devem ser beneficiados pela decisão.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.