Bancos são investigados por escândalo da Parmalat, diz jornal
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O jornal informa que promotores e investigadores estão analisando os papéis do Citigroup, do Bank of America, e da unidade do Credit Suisse First Boston, a Credit Suisse Group AG.
A Parmalat anunciou em dezembro que não tinha como pagar as dívidas e foi forçada a pedir concordata, no que se tornou um dos maiores escândalos corporativos da Europa.
O tamanho do colapso da fabricante de laticínios, cerca de 14 bilhões de euros, ou US$ 17 bilhões em dívidas, desencadeou série de processos legais contra seis instituições financeiras por parte dos administradores da Parmalat.
A nova diretoria da empresa e um relatório preparado por um consultor independente alegam que várias transações serviram para prejudicar o perfil financeiro da Parmalat, informou o jornal, citando um relatório interno e alguns dos processos do caso.
O jornal obteve uma cópia do documento que indica que o Citigroup obrigou a Parmalat a comprar de volta a participação do banco na unidade canadense do grupo italiano. Mas, em vez de contar o negócio como dívida, o relatório informa que a empresa classificou-o como um empréstimo.
Desde seu colapso, a Parmalat já entrou com processo contra o Citigroup por US$ 10 bilhões, assim como outro contra os auditores do Deloitte Touche e Grant Thornton. A empresa já adiantou que tem a intenção de processar também o Bank of America.
O banco, no entanto, defendeu que não há motivos para que seja processado, disse o jornal. Já o Citigoup informou que o processo não tem mérito, enquanto que o CSFB informou que um negócio brasileiro citado pelo jornal envolveria acertos financeiros reconhecidos internacionalmente.
Fonte: Reuters Investor, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.