Bacia leiteira atrai evento internacional

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10% da produção brasileira de leite se concentra em um raio de 200 quilômetros do município de Uberlândia. Este percentual chamou a atenção de representantes da AgriPoint Consultoria, que vai promover pela primeira vez na cidade um dos mais tradicionais eventos do setor leiteiro, o 7o Interleite, Simpósio Internacional sobre Produção Intensiva de Leite.

O encontro será realizado de 21 a 23 deste mês, no Center Convention, e contará com a presença de 16 palestrantes nacionais e internacionais, todos especialistas em produção e mercado leiteiro. Entre eles estarão professores da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade Federal de Lavras e da University of Wisconsin, dos Estados Unidos. O objetivo dos organizadores, que esperam receber cerca de 600 participantes, é expandir a produtividade nas fazendas, por meio de melhorias técnicas e, com isto, aumentar também a renda dos produtores.

Segundo o diretor da AgrinPoint, Marcelo Pereira de Carvalho, a intenção é transformar Uberlândia na sede permanente do evento. Além do potencial produtivo que a região já apresenta, a instalação de uma unidade da Itambé, no Município, também motivou a realização do Interleite. A fábrica de leite em pó terá capacidade para beneficiar um milhão de litros de leite por dia e deverá integrar a Cooperativa Agropecuária Limitada de Uberlândia (Calu).

O anúncio oficial do Interleite foi feito em sete de julho, durante um encontro entre o prefeito Odelmo Leão, o vice-presidente da Itambé, Jacques Gontijo Álvares, o presidente da Calu, Jerônimo Ferreira, e o representante da AgrinPoint, Marcelo Pereira. Também estavam presentes o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia (SRU), Paulo Roberto Andrade Cunha, o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Carlos Nazareno, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Dilson Dalpiaz Dias.

Incentivo

Paulo Roberto afirmou que a instalação da Itambé na cidade vai incentivar o crescimento da produção leiteira na região. "Eu mesmo voltei a produzir leite, depois de quase 10 anos que havia parado", exemplificou. Para Dilson Dalpiaz, a nova unidade industrial e as melhorias das condições de produção de leite, por meio das técnicas e tendências que serão apresentadas durante o simpósio, representam ganhos para a região. "É importante movimentar toda a cadeia produtiva, o que gera desenvolvimento sustentável no campo", salientou.

Inscrições

As inscrições para o Interleite podem ser feitas pelo telefone (19) 3432-2199 ou pelo site www.milkpoint.com.br/interleite. Mais informações podem ser obtidas pelo mesmo telefone ou pelo e-mail interleite@milkpoint.com.br.

Fonte: Jornal Correio do Povo (por Selma Silva), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?