Os fortes preços domésticos do leite, a produção estável e a grande demanda internacional por produtos lácteos estão incentivando a indústria de lácteos da Austrália.
O analista industrial do Dairy Australia, Peter Wilson, disse que as principais companhias de lácteos de Victoria começaram o novo ano fiscal com preços mais de 10% maiores. Entretanto, isso significa que haverá menos aumentos durante a estação produtiva, a menos que o dólar australiano caia dramaticamente com relação ao dólar dos Estados Unidos. As boas perspectivas para grãos no inverno deverão manter os preços desses produtos em níveis razoáveis, disse Wilson.
Dados do Dairy Australia mostram que a produção de leite no país aumentou 0,5% no ano fiscal de 2004-05 para 10,12 bilhões de litros. A produção de Victoria - o Estado de maior produção - no ano foi de 6,6 bilhões de litros, 2,8% a mais do que no ano anterior.
O analista internacional do Dairy Australia, Michael Harvey, disse que as previsões de curto prazo para os preços globais dos lácteos são promissoras. "A demanda global está forte e qualquer ameaça imediata que possa amortecer a demanda é insignificante", disse ele.
Harvey disse que os estoques mundiais estão muito menores do que o normal. Apesar das boas estações na Austrália e na Nova Zelândia, a demanda global continuará ultrapassando as ofertas do Hemisfério Sul.
Comentário MilkPoint:
Apesar dessas informações, o fato é que há ofertas no mercado internacional mais baixas do que em meses anteriores. Hoje, há leite ofertado no Norte da África a US$ 2200 a tonelada, contra US$ 2350 há alguns meses.
Fonte: The Age (por Philip Hopkins), adaptado por Equipe MilkPoint
Austrália: Produtos lácteos têm forte demanda
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.