Austrália: produtores querem expandir produção

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com o relatório "Lácteos 2005: Situação e Previsões", o segundo deste tipo feito pelo Dairy Australia como parte da estratégia colaborativa da indústria para revisar, avaliar e planejar seu futuro baseado em informações seguras, produtores que respondem por metade da produção australiana querem expandir suas atividades. Da produção restante, cerca de um terço está observando e esperando e produtores que respondem por 15% da produção estão considerando deixar a atividade leiteira nos próximos anos.

O relatório fornece uma ampla avaliação do atual status da indústria de lácteos da Austrália, incorporando as visões de quase 1300 produtores, junto com as opiniões de companhias de lácteos, consultores de fazendas e outros, a maioria deles questionados em março deste ano. O relatório traz, além de dados e análises da indústria, informações de organizações como Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics - ABARE) e bancos australianos.

O diretor gerente do Dairy Australia, Mike Ginnivan, disse que, durante a pesquisa, os produtores estavam mais positivos com relação à indústria do que no mesmo período do ano anterior. Ele disse que isso abriu mais oportunidades para que esses produtores fizessem mudanças em seus negócios.

"Nós sabemos pela pesquisa que os produtores que estão planejando um crescimento futuro, agora produzem pouco mais da metade do leite da nação. Esses produtores tendem a manejar grandes rebanhos e estão em sua maioria no grupo dos 20 a 40 anos de idade".

"Aqueles produtores que estão analisando se permanecem produzindo, atualmente produzem cerca de um terço do leite da nação e estão espalhados em rebanhos de diferentes tamanhos e estão em diferentes faixas etárias. O restante do leite, cerca de 10%, é produzido por aqueles que planejam deixar a atividade".

Apesar de nem todos terem a intenção de vender ou transferir suas propriedades para outros produtores de leite, Ginnivan espera que, a menos que as condições de seca continuem, a produção total permaneça a mesma em curto prazo. Isso porque a perda da produção pelos produtores que deixarão à atividade será em grande parte equilibrada por aqueles que querem crescer.

Aqueles que planejam deixar a atividade leiteira nos próximos três anos citaram várias razões para isso, como idade, carga de trabalho e falta de lucros. A favorável previsão da indústria também é um fator que está tornando este um momento oportuno para venderem suas propriedades.

O presidente do Conselho Australiano da Indústria de Lácteos, Allan Burgess, disse que a seca pode mudar os planos dos produtores, à medida que eles re-avaliem a melhor forma de investir atualmente em seus negócios. "Apesar das boas previsões em longo prazo, muitos produtores estão, de forma compreensível, cautelosos com relação ao futuro imediato. Nós temos que manter isso em mente nos planos da indústria para os próximos 12 meses".

O presidente da Federação Australiana de Produtos Lácteos, Paul Kerr, disse que as companhias de lácteos estão constantemente buscando formas mais eficientes de adequar a oferta à produção. "Um dos desafios que estamos enfrentando é a necessidade de inovação. O setor de varejo quer novos produtos e também existem outras oportunidades, como os setores farmacêutico e nutracêutico. O que temos que fazer é equilibrar a produção entre linhas de produtos com grande volume e baixa margem com produtos com nicho de mercado, de menor volume e maior retorno", disse ele.

Figura 1

Fonte: Dairy Austrália, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?