Uma severa escassez de leite está afetando a Austrália, com a demanda ultrapassando e oferta e nenhum sinal de alívio às ansiosas companhias de lácteos.
As companhias admitem abertamente que estão caçando leite, à medida que o impacto da pior seca já registrada continua prejudicando a indústria.
O diretor gerente da Tatura Milk, Jeff Martin, disse que existe muito pouco leite em Victoria para suprir a crescente demanda. Segundo ele, a saída dos produtores da indústria, combinada com um número reduzido de rebanhos e a crescente demanda global têm contribuído para esta situação.
A Tatura Milk está operando com 30% menos da capacidade, arriscando sua capacidade de absorver os aumentos de custos dos recentes aprimoramentos. "Nós temos um excesso de demanda, mas não há leite suficiente para suprí-la. Eu só vejo este problema aumentando à medida que a demanda mundial fica mais forte".
Martin disse que os números de rebanhos ainda estão dramaticamente baixos devido à seca e ao grande número de exportações à China.
O gerente geral da Bonlac Foods, Bruce Donnison, disse que também está procurando um aumento na oferta. "Nós podemos vender pelo menos 10% a mais amanhã se conseguirmos isso (mais leite)". Ele disse que as exportações menores do que o esperado de países como Estados Unidos levaram ao aumento da demanda por produtos australianos. Além disso, ele disse que espera que a demanda externa continue crescendo, criando mais competição para os fornecedores.
O diretor gerente da Murray Goulburn, Stephen O'Rourke, disse que a demanda mundial por leite australiano tem aumentado firmemente nos últimos anos, enquanto os níveis da oferta têm caído. "O resultado é que estamos tendo a maior discrepância entre oferta e demanda dos últimos tempos. Assim como todos, estamos buscando mais leite. Nós estaremos fazendo qualquer coisa para fazer com que os produtores aumentem sua oferta, enquanto eles forem capazes de fazer isso de forma lucrativa".
Segundo ele, a escassez na oferta tem afetado a forma como a Murray Goulburn faz negócio. "A frustração para nós tem sido que queremos entrar em novos mercados, como a China, mas não temos leite".
Fonte: The Weekly Times (por Megan McNaught), adaptado por Equipe MilkPoint
Austrália enfrenta escassez de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.