Austrália: de olho no mercado de lácteos da China

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A indústria de lácteos da Austrália está tentando aumentar sua ligação com a China, país identificado pelo Rabobank como mercado de maior e mais rápido crescimento para o setor de lácteos.

A Australian Dairy Farmers (ADF), corporação nacional de produtores, participará da reunião anual oficial para discussões sobre o setor de lácteos, que ocorrerá entre os governos da Austrália e da China. A ADF foi um importante participante do memorando de entendimento assinado pelos governos no último dia 22, que determinou a estrutura básica das discussões.

O presidente da ADF, Allan Burgess, disse que a entidade planeja um papel de liderança no desenvolvimento de oportunidades comerciais com o mercado chinês.

O Rabobank, em um relatório, disse que o mercado de lácteos da China está crescendo a uma taxa de 14%. Outras regiões de crescimento são sudeste da Ásia (5%), os 10 novos membros da União Européia (4%), América Latina (3%) e Índia, Paquistão e Bangladesh (2,4%).

O vice-presidente do banco holandês, Wouter Kolff, disse que o mercado de lácteos da China, que apresentou um volume de US$ 5,70 bilhões em vendas no ano passado, teve um crescimento anual de 31% entre 1998 e 2003. O consumo per capita de lácteos foi de 13 kg, mas foi muito maior nas áreas urbanas, que apresentou um consumo de 26 quilos, do que nas áreas rurais (4 quilos).

Kolff disse que, apesar do rápido crescimento, a China ainda está bem atrás de seus parceiros asiáticos, onde o consumo per capita é de 70 quilos no Japão, 58 quilos na Coréia e 56 quilos em Taiwan. "Isto indica um grande potencial de crescimento, para ser explorado por uma combinação de crescimento na renda e melhor familiaridade com produtos lácteos" afirma Kolff.

O consumo chinês será direcionado pelo aumento na renda, pelo desenvolvimento de vendas organizadas de varejo nas áreas urbanas, por maior marketing e propaganda pelas companhias de lácteos, por um suporte do governo através de programas de leite escolar e por uma maior conscientização sobre saúde e nutrição.

Fonte: The age (por Philip Hopkins), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?