- 1. Evitar e/ou reduzir certos alimentos, e buscar alimentos que ofereçam maior valor nutricional. Há uma maior atenção dos consumidores para uma alimentação saudável.
2. Independente de ser "modismo" ou não, houve um maior consumo de alimentos protéicos em 2003.
3. Vasta maioria das famílias com crianças está a procura de alimentos e bebidas mais saudáveis, e muitas destas, trocam a conveniência pelos benefícios à saúde.
4. 40% dos consumidores estão alterando as dietas para reduzir o colesterol, 40% para reduzir a gordura trans.
5. Aproximadamente a metade dos consumidores reconhece os benefícios advindos de alimentos funcionais.
6. Bebidas energéticas são os que mais crescem no mercado varejista, houve um aumento de vendas de 39% em 2003.
7. Restaurantes fast-food estão mudando seus menus para alimentos com baixo nível de carboidratos, substituindo os refrigerantes e biscoitos por leite e frutas.
8. Não é provado que os alimentos orgânicos são mais saudáveis que os tradicionais, porém um terço dos americanos prefere seu consumo.
9. Mais de 300 milhões de pessoas, globalmente, estão com sobre-peso, 130 milhões só nos EUA. O mercado mundial de alimentos dietéticos é de 240 bilhões de dólares.