Aumenta consumo de alimentos funcionais nos EUA

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Consumidores americanos estão mais seletivos quanto aos alimentos e aumentaram as suas preocupações quanto à saúde, segundo a Food Technology, revista da Institute of Food Technologists. As tendências são:

    1. Evitar e/ou reduzir certos alimentos, e buscar alimentos que ofereçam maior valor nutricional. Há uma maior atenção dos consumidores para uma alimentação saudável.
    2. Independente de ser "modismo" ou não, houve um maior consumo de alimentos protéicos em 2003.
    3. Vasta maioria das famílias com crianças está a procura de alimentos e bebidas mais saudáveis, e muitas destas, trocam a conveniência pelos benefícios à saúde.
    4. 40% dos consumidores estão alterando as dietas para reduzir o colesterol, 40% para reduzir a gordura trans.
    5. Aproximadamente a metade dos consumidores reconhece os benefícios advindos de alimentos funcionais.
    6. Bebidas energéticas são os que mais crescem no mercado varejista, houve um aumento de vendas de 39% em 2003.
    7. Restaurantes fast-food estão mudando seus menus para alimentos com baixo nível de carboidratos, substituindo os refrigerantes e biscoitos por leite e frutas.
    8. Não é provado que os alimentos orgânicos são mais saudáveis que os tradicionais, porém um terço dos americanos prefere seu consumo.
    9. Mais de 300 milhões de pessoas, globalmente, estão com sobre-peso, 130 milhões só nos EUA. O mercado mundial de alimentos dietéticos é de 240 bilhões de dólares.
Fonte: Hoard's Dairyman (Nov 2004), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Angélica Simone Cravo Pereira
ANGÉLICA SIMONE CRAVO PEREIRA

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/02/2005

O termo alimento funcional é altamente utilizado para a descrição genérica dos seus efeitos benéficos, que vão além de seus valores nutritivos tradicionais. Portanto, produtos de origem animal também são reconhecidos, pois contêm microcomponentes, com efeito benéfico à saúde humana, como prevenção de doenças, além de seu valor nutricional. Inserem-se como exemplos desses alimentos, a carne, uma das principais fontes de CLA (ácido graxo linoléico). A ação desse elemento, de acordo com muitas pesquisas, atua na atividade anticancerígena, reduz a deposição de gordura corporal e controle da diabete. Outros elementos, como a carnosina (fosfopeptídeio natural) possui a função antioxidante, e a colina (vitamina composta do tipo B) também presente na carne, em especial, no fígado de bovinos e aves é importantíssima nas funções de aprendizado e memória.

É cada vez mais importante informar ao consumidor a função e a importância desses nutrientes para a saúde humana.
Além de mais seletivos, os consumidores devem estar cada vez mais informados.

Abraços,
Qual a sua dúvida hoje?