Audiência sobre IN 51 ocorre no interior do Paraná

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Mercosul da Assembléia Legislativa do Paraná, presidida pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), realizará, na próxima quinta-feira, dia 29/09, às 13h30, no anfiteatro da Unioeste, em Francisco Beltrão, região Sudoeste do Paraná.

O objetivo dessa audiência é o de ouvir agricultores familiares e discutir com eles assuntos referentes à qualidade da produção e comercialização do leite, em especial a situação dos pequenos agricultores diante da implantação da Instrução Normativa 51, que traz exigências e define normas para o setor.

Brucelose e tuberculose

A deputada Luciana é autora de um requerimento, junto à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), de criação de um fundo estadual para custeio dos exames de brucelose e tuberculose no gado leiteiro dos pequenos agricultores. Além disso, a proposta pede que, por meio desse fundo, o governo indenize as famílias produtoras em caso de sacrifício dos animais doentes. "Muitos agricultores familiares contraem crédito rural para comprar animais e, se esses adoecem antes mesmo da quitação do financiamento e são sacrificados, as famílias ficam sem ter como sobreviver, pois é da renda do leite que elas tiram seu sustento e o dinheiro para pagar o crédito tomado", argumenta a deputada Luciana Rafagnin.

Na opinião dela, os recursos do antigo fundo da aftosa poderiam servir para o pontapé inicial a esse amparo aos pequenos agricultores.

Fonte: Assessoria de Imprensa (por Thea Tavares), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?