Os preços agrícolas registraram queda de 0,3% no atacado paulista na semana entre os dias 4 e 11 de agosto em relação ao intervalo imediatamente anterior, conforme levantamento da MSConsult baseado em uma cesta de 14 produtos. Com isso, informou o economista Fabio Silveira, já é maior a possibilidade de os preços registrarem nova deflação, de também 0,3%, no acumulado deste mês. Até a segunda semana, a queda média em relação ao patamar também médio de julho chegou a 0,5%.
Na semana passada, as maiores variações negativas apuradas pela consultoria no atacado paulista foram as da batata (17,7%), do feijão (12,1%) e da soja (4%), mas também recuaram os preços do trigo (2,1%), do milho (1,9%), do arroz (1,3%) e do boi (0,5%). Subiram, em contrapartida, as cotações da laranja (12,7%), tomate (10%), frango abatido (4%), leite (0,4% o tipo B e 2,7% o tipo C) e açúcar (1,2%).
Confirmada a previsão de Silveira para o acumulado de agosto, será a segunda retração mensal consecutiva do índice pesquisado pela MSConsult. No mês passado, a baixa em relação à média de junho foi de 1,3%.
Fonte: Valor, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.