ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Associação Europeia de Lácteos rejeita propostas de rotulagem

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/05/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em sua atual forma, as novas propostas de rotulagem de alimentos da União Europeia (UE) tornaria os requerimentos normativos para a indústria de lácteos mais complexos e pesados, afirmou a Associação Europeia de Lácteos (EDA, sigla em inglês). As propostas, aprovadas no mês passado estão agora a caminho de uma segunda chamada pelo Conselho de Ministros.

"A Associação Europeia de Lácteos está a favor da simplificação e harmonização das leis de rotulagem europeias. A esse respeito, somente podemos lamentar que a regulamentação proposta está tornando os requerimentos ainda mais complexos", disse secretário geral da EDA, Joop Kleibeuker.

A EDA está particularmente preocupada com o requerimento do Parlamento por uma rotulagem obrigatória do país de origem para leite e produtos lácteos. "Como a composição e a qualidade do leite na UE são definidas pela legislação do bloco, não existe razão para rotulagem obrigatória do país de origem dentro da UE para considerações sobre segurança alimentar e nutrição. Além disso, o leite usado para a produção de produtos lácteos pode ser de diferentes origens de um dia para o outro e seria difícil e caro mudar o rótulo toda vez que essas origens mudam".

A EDA também criticou outros aspectos das mudanças propostas na legislação. Sobre as gorduras trans, a associação rejeitou o pedido de rotulagem obrigatória, argumentando que a ingestão na Europa não é uma preocupação de saúde pública.

No entanto, sobre algumas questões a associação comercial deu uma avaliação positiva. Por exemplo, a EDA apoia a visão do Parlamento de que a rotulagem nutricional na frente da embalagem deve ser voluntária e apoia a recomendação de que a repetição de rotulagem sobre substâncias que podem causar alergia seja evitada. Isso poderia ocorrer se essas substâncias forem rotuladas na lista de ingredientes e, novamente, na parte do rótulo de "contém".

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint