A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) será homenageada pelos seus 30 anos, em sessão solene a ser realizada pela Assembléia Legislativa do Estado em São Paulo, nesta segunda-feira (dia 19), às 20 horas.
Ao completar 30 anos no dia 26 de agosto passado, a Embrapa Pecuária Sudeste passou, nesse período, por significativas transformações e inovações. De um quadro de seis pesquisadores em 1975, hoje possui uma equipe multidisciplinar de 34 pesquisadores.
Outro diferencial é que em 1975 a Embrapa Pecuária Sudeste trabalhava apenas com as raças canchim e charolesa. Agora desenvolve pesquisas também com nelore, aberdeen angus, simental, holandês e cruzamentos diversos. Além disso, os trabalhos abrangem hoje praticamente todos os segmentos da pecuária, como redução de impactos ambientais relacionados à atividade pecuária, manejo animal, manejo de forrageiras, produção leiteira em pequenas propriedades familiares, integração lavoura-pecuária, nutrição animal, alternativas para alimentação de bovinos na época de seca, biologia molecular, sementes de forrageiras, irrigação de pastagens, qualidade da carne, entre outros.
O enfoque da pesquisa agora é direcionado também para a redução de impactos ambientais na pecuária, na direção de uma atividade sustentável e com prioridades sociais, enquanto que em 1975 visava somente a produtividade. O centro oferece hoje, entre outras recomendações, diversos procedimentos que o pecuarista deve seguir para desenvolver a atividade com menos danos às águas, à terra, à vegetação e à vida silvestre.
Também a infra-estrutura evoluiu significativamente, passando de apenas um laboratório de bromatologia, para oito laboratórios de diversas áreas. Destes, destacam-se o Laboratório de Biotecnologia e o Laboratório de Resíduos Químicos. Este último faz o tratamento de resíduos químicos dos outros laboratórios, é pioneiro na Embrapa, trouxe
significativos benefícios ambientais e reduziu a compra de insumos químicos, pois agora cerca de 70% dos resíduos são reaproveitados. O restante é armazenado para posterior encaminhamento para incineração, obedecendo às normas ambientais, sem nenhum descarte de materiais poluentes na natureza.
Entre as tecnologias, ações e práticas agropecuárias geradas, desenvolvidas ou aperfeiçoadas na Embrapa Pecuária Sudeste, destacam-se, entre outros, o projeto de viabilidade leiteira em propriedades familiares; cruzamentos e manejo nutricional para produção de carne de qualidade; novas linhagens da raça canchim; manejo da pecuária para redução de impactos ambientais; variedades de cana-de-açúcar com melhores características para alimentação de bovinos; variedades de aveia, alfafa e guandu para a pecuária.
Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado por Equipe MilkPoint
Assembléia faz homenagem para Embrapa Pecuária Sudeste
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.