Arla Foods Ingredients desenvolve novo processo de fracionamento de leite

Uma nova tecnologia para separar os diferentes componentes proteicos do leite foi introduzida pela Arla Foods Ingredients (AFI). Saiba mais aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O método patenteado, denominado fracionamento do leite, foi desenvolvido pela Arla Foods Ingredients (AFI), que é fornecedora de ingredientes especializados em leite e soro de leite, e subsidiária da cooperativa europeia de laticínios, Arla Foods.

A AFI disse que agora é possível produzir produtos lácteos de última geração por meio da seleção de proteínas puras do leite como, por exemplo, a caseína e as proteínas dos soro de leite.

Continua depois da publicidade

Segundo a empresa, o desenvolvimento de alimentos específicos, com nutrientes especializados, abre novas oportunidades para fórmulas infantis, produtos esportivos, nutrição para idosos e pessoas com necessidades nutricionais médicas.

A separação das diferentes proteínas do leite do soro de leite anteriormente dependia da fabricação de queijo, pois o soro de leite é um subproduto desse processo. Ao contornar totalmente a fabricação de queijo, a nova tecnologia de fracionamento de leite da AFI não só permite um maior pool de matéria-prima potencial, mas também cria fluxos de proteína em um processo totalmente controlado com etapas de processamento reduzidas e um processamento mais suave do leite .

Continua depois da publicidade

Henrik Andersen, CEO da Arla Foods Ingredients, disse: “O método está em desenvolvimento há vários anos e estou muito satisfeito em ver o que antes era uma visão se tornar uma realidade comercial, com o poder de revolucionar completamente a nutrição direcionada para grupos vulneráveis. Como inovadores que se baseiam em ciência, somos levados a inventar e reinventar nossos processos para garantir que tenhamos os melhores produtos possíveis e continuemos a liderar o caminho no soro de leite.”

O processo de fracionamento do leite está sendo utilizado de forma pioneira nas fórmulas infantis da AFI em Videbaek, Dinamarca, para atender à crescente demanda por fórmulas infantis orgânicas, um mercado que deve aumentar 14,1% nos próximos dois anos, de acordo com o Marketreportsworld.com.

“A fabricação de queijos tradicionais exige quantidades significativas de leite orgânico para produzir os volumes de soro de leite de que necessitamos para atender à demanda e, agora que não dependemos mais disso, podemos aumentar significativamente a produção e, ao mesmo tempo, oferecer aos pais e responsáveis maior clareza da proveniência da fórmula de leite infantil orgânico porque apenas algumas fazendas da Arla fornecem o leite para nossa fábrica em Videbaek”, disse Andersen.

A Arla Foods Ingredients está atualmente usando a nova tecnologia para fabricar a marca orgânica Baby & Me da Arla Foods e espera lançar as primeiras soluções de fórmulas infantis orgânicas próprias da AFI, feitas com base na tecnologia, durante 2022.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?