Argentina tem proposta para fixar um preço de referência

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Durante o encontro da Mesa Provincial do setor leiteiro da Argentina foi apresentada uma proposta de trabalho para determinar os custos de produção das propriedades leiteiras e das indústrias. O objetivo é determinar uma fórmula que permita estabelecer o preço do litro do leite que a indústria paga ao produtor.

O tema que mais preocupa os produtores, o preço de referência do leite, foi analisado na Mesa Provincial de Leiteria e no Foro Nacional de Leiteria, onde técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Faculdade de Ciências Agropecuárias de Oro Verde e do Conselho Empresarial de Entre Ríos apresentaram uma proposta de trabalho para a elaboração de uma fórmula que sirva para definir este valor.

A proposta - que havia sido solicitada pela Câmara de Produtores de Leite de Entre Ríos (Caoproler), Centro de Indústrias Leiteiras de Entre Ríos (Ciler) e Governo - basicamente consiste na realização de um estudo dos custos de produção das fazendas e das indústrias e do preço ao consumidor. Com esses dados, somados a fatores de conversão de leite a cada produto, porcentagem de cada produto em cada indústria, volume e elaboração de diferentes plantas, entre outras coisas, se determinaria uma fórmula - com vários componentes - a partir da qual poderia estimar o preço que deve ser pago ao produtor por uma determinada qualidade do leite.

No caso dos produtores e indústrias chegarem a um acordo, o Governo se comprometeu a buscar formas de financiamento para concretizar o trabalho.

Fonte: Infortambo, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Ronaldo Augusto da Silva
RONALDO AUGUSTO DA SILVA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/12/2004

Prezados Senhores,

Solicito manter-me informado quanto à planilha a ser elaborada para determinar o custo de produção do leite na Argentina. Esse documento será de grande utilidade como balizador para o nosso caso. Como leitor assíduo desse site, encareço manter-me informado desse assunto. Ronaldo Augusto
Qual a sua dúvida hoje?