Argentina tem previsão de produção recorde de leite em 2005
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"O setor de lácteos está terminando bem o ano, com uma produção entre 9,6 e 9,7 bilhões de litros e uma projeção de crescimento em 2005 de 10% a 15%, com o que superaríamos o recorde de 1999, que foi de 10,3 bilhões de litros", disse o membro da Coninagro e vice-presidente da SanCor, Oscar Carreras. "Estamos trabalhando com um nível de rentabilidade aceitável em todos os elos da cadeia", disse ele, que acha que esta situação se repetirá no ano que vem.
Com relação às queixas dos produtores argentinos que surgiram há três meses devido à redução nos preços aplicada por algumas indústrias, Carreras disse que na verdade, "se falou mais do que aconteceu", uma vez que se tratou de uma redução mínima de poucos centavos durante dois meses que logo voltou a se estabilizar, inclusive na época do ano de alta produção, compensando a queda de outubro e novembro.
O crescimento e os maiores volumes de exportações esperados obrigarão a pensar em novos investimentos, porque as plantas, com 10,5 bilhões de litros, começariam a operar no topo de sua capacidade.
"Até o a ano de 2005, a estrutura suporta. Para 2006, serão necessários investimentos de magnitude, tanto para as linhas de leite em pó como para queijos".
Em suma, segundo o dirigente, a crise leiteira que se instalou na Argentina durante dois anos devido à concorrência com a soja está se revertendo e hoje as propriedades leiteiras estão recuperando as pastagens e reconstituindo os plantéis.
Fonte: La Nación (por Juan Carlos Vaca), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.