Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Argentina: quais as previsões para 2022 segundo o Rabobank?

Argentina: quais as previsões para 2022 segundo o Rabobank? Acompanhe aqui as informações do relatório e fique por dentro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 16/09/2021 - Atualizado em: 16/09/2021 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

O Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA) divulgou as principais conclusões do relatório do Rabobank sobre o setor leiteiro.

Sobre o panorama geral da América do Sul, o Rabobank indicou que “os desafios relacionados ao clima e ao aumento dos custos dos insumos estão reduzindo as margens dos produtores, o que provoca uma desaceleração do crescimento da produção”.

Especificamente para a Argentina, a entidade destacou que “espera-se um crescimento geral da produção de leite em torno de 2% em 2021, em relação a 2020, com um segundo semestre de 2021 bem mais fraco”. Isso contrasta com as estimativas privadas e oficiais que indicavam que o crescimento seria entre 4 e 5% até o final do ano.

Em sua análise, a instituição financeira holandesa argumenta que “a lucratividade dos produtores de leite está novamente sob pressão, devido ao fato de os preços ao produtor terem desacelerado abaixo da inflação geral do IPC, o que está reduzindo a lucratividade dos produtores e, em parte, contribui a uma desaceleração no crescimento da produção de leite”.

Esta "desaceleração" na produção de leite "está se intensificando e pode haver quedas em alguns meses durante o terceiro e quarto trimestres", estima o Rabobank.

A Argentina está passando por condições mais secas em termos de seca e isso também é um fator de análise. “A seca no Brasil também está afetando o nível das hidrovias e adicionando custos logísticos aos produtores de grãos. O tempo seco reduziu a qualidade das pastagens em algumas regiões produtoras de leite, o que acrescentou uma maior dependência de alimentos concentrados complementares”, indica o relatório internacional para esta parte da América Latina.

Continua depois da publicidade Agroceres

"Os arrendamentos das terras caíram um pouco, já que os preços domésticos da soja caíram em relação às altas registradas em maio, aliviando parcialmente alguns custos para os produtores." Aproximadamente, “metade de todas as terras usadas para a produção de leite é arrendada na Argentina, e os arrendamentos devem ser pagos em termos equivalentes à soja. Portanto, as recentes quedas nos preços da soja são bem-vindas, tanto para os custos da ração quanto para o arrendamento de terras”, disse o Rabobank.

Outro fator destacado na análise é que “enquanto o peso argentino continua perdendo valor no mercado paralelo e se aproxima de $ 180 por dólar, a taxa de câmbio oficial permanece artificialmente forte em $ 100 pesos; o que impacta nos custos dos insumos importados como fertilizantes e também pune os exportadores, com menos pesos gerados para cada dólar de laticínios vendido”.

A entidade destacou que as exportações de lácteos argentinas aumentaram em volume e em dólares em mais de 20% em 2021, que a demanda doméstica por lácteos permanece estável e que os subsídios do governo para a compra de alimentos têm sido favoráveis ??para sustentar o consumo interno. Este ponto, no entanto, contrasta com os dados de julho da Direção Nacional de Lácteos, que apontam que o mercado interno tem caído significativamente no que se refere à venda de produtos lácteos.

No entanto, o Rabobank aponta para esta política social como um fator gerador de inflação que apenas alimenta um círculo vicioso no mercado interno: “a forte inflação e o declínio na renda real são compensados ??por extensos gastos públicos na forma de transferências de renda e alimentos subsidiados, mas alimentando a inflação. Os consumidores de baixa renda continuam comprando alimentos, mas a classe média, com acesso limitado a subsídios, está passando por um momento difícil devido à inflação da cesta básica que permanece teimosamente alta em mais de 50% ao ano."

 

Visão global

No relatório geral para o leite mundial, o Rabobank destaca alguns eventos e tendências que podem projetar um cenário futuro até 2022 e o restante deste 2021.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

A “sequência prolongada de crescimento ininterrupto (da produção de leite), esperamos que continue, mas em um ritmo mais lento, com uma taxa de crescimento sustentável sem se tornar muito onerosa para os mercados”, mas adverte que “qualquer desaceleração na demanda global levaria rapidamente a o acúmulo de estoques”.

Nesse sentido, para o grande comprador de lácteos, a China, projeta menores importações no segundo semestre de 2021 e todo o ano de 2022, devido ao crescimento da produção nacional e aos atuais estoques abundantes. “Essa pressão será sentida em 2022, inicialmente na Oceania, mas também se refletirá nos mercados globais de lácteos."

Por este motivo, e apesar de nesta semana os preços internacionais no Global Dairy Trade terem sido atualizados para a alta, puxando os mercados futuros da Nova Zelândia, o Rabobank estima que “é provável que tenha ficado para trás o pico de curto prazo dos preços mundiais dos produtos lácteos, já que os preços caíram no segundo trimestre e dependerão em grande medida da demanda de importações durante o resto deste ano, com todos os olhos na China como uma fonte de risco de queda.”

 

O problema de logística

Por fim, um capítulo que vem preocupando o mercado internacional, inclusive o argentino, é apontado pelo Rabobank como um obstáculo particular aos negócios globais.

“As interrupções logísticas continuam e os custos de transporte dispararam, os problemas de disponibilidade de contêineres continuam a causar dores de cabeça para os exportadores; políticas agressivas de bloqueio de tolerância zero para casos da Covid na China levaram e podem continuar, levando a fechamentos esporádicos de portos, tornando as coisas piores."

No entanto, “apesar dos problemas logísticos, a demanda mundial de importação de lácteos melhorou 6% em termos de volume de produtos com relação ao ano anterior entre janeiro e maio, com a China registrando um aumento de 31% no volume de produtos lácteos com relação ao ano anterior durante o primeiro semestre do ano.”

As informações são do Agroclave, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?