Segundo a entidade, Campos considerou a possibilidade de criar um quadro de preços para o leite cru, que é um "mecanismo de grande importância para o funcionamento transparente do setor leiteiro, e se comprometeu a colocá-lo em marcha nos próximos 45 dias".
Através de um comunicado de imprensa, a FAN disse que esse mecanismo está destinado a trazer transparência para o mercado lácteo. Além disso, a entidade disse que a medida obteve consenso generalizado das entidades de produção e dos representantes da indústria leiteira da Argentina.
Índice lácteo
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentos da Argentina elaborou um "índice leite" destinado à possibilitar a reprogramação de passivos dos produtores de leite, ajustando seus montantes de acordo com a evolução do valor de seu produto.
Para a geração desse índice, a SAGPyA considerou o preço médio do leite ao produtor e os volumes recebidos mensalmente por um conjunto de empresas leiteiras representativas a nível nacional. A partir dessas variáveis, foi estabelecido como período base o mês de janeiro de 2004 (equivalente a 100) e se construiu a série mensal até o mês de julho.
O "índice leite" será publicado mensalmente na página da Internet da SAGPyA.

Fonte: LaOpinion-Rafaela.com.ar e Apl.org.ar, adaptado por Equipe MilkPoint