Entidades ruralistas da Argentina advertiram ao Governo que um aumento nas tarifas de exportação de lácteos "produzirá a perda de novos mercados externos" e alertaram que também provocará "desabastecimento" a nível interno.
As entidades, que incluíam Sociedade Rural, Confederações Rurais Argentinas, Coninagro, Federação Agrária, Associação de Produtores de Leite, Associação de Criadores de Gado Holandês da Argentina e União Geral de Produtores de leite, pediram ao Governo que não imponha aumento nas tarifas de exportação, porque está demonstrado que "os mesmos não contribuem para estabilizar os preços internos a médio e longo prazo". Ao contrário, eles afirmaram que este tipo de medida desestimula investimentos em toda a cadeia setorial, o que seria o único caminho para aumentar a oferta produtiva e chegar ao objetivo buscado.
Ao mesmo tempo, os representantes do setor produtivo da Argentina pediram que o Governo reduza a enorme carga tributária, em particular os impostos distorsivos e regressivos, que elevam consideravelmente o preço final dos lácteos, sendo este um mecanismo com resultados imediatos na baixa dos preços ao consumidor, segundo ele.
As entidades disseram que a produção de leite está ameaçada diante da possibilidade de aumentos nas retenções e disseram que não são responsáveis pelas variações de preços e "estão muito longe dos lucros desmedidos que alguns apontam".
"Nós, os produtores de leite, seguimos com atenção e preocupação a possível escalada inflacionária que também sofremos e que, ao consolidar-se, poria em perigo o delicado equilíbrio alcançado com tanto esforço por toda a sociedade, esforço ao qual o setor não ficou alheio. Nós, que somos a parte mais fraca da cadeia, sofreremos as piores conseqüências, como tem ocorrido historicamente".
Fonte: Agritotal, adaptado por Equipe MilkPoint
Argentina: poderá faltar leite no mercado interno
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.