Argentina: Nestlé se une a Perez Companc no setor de sorvetes

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Para expandir-se no setor de sorvetes da Argentina, a multinacional suíça Nestlé acaba de se associar à empresa Pro Entertainment, uma firma especializada no desenvolvimento de licenças esportivas e entretenimento, que tem entre seus acionistas (com 12,8% do negócio) o Perez Companc Family Group, que, por sua vez, é dono da cadeia de sorveterias Munchi's.

Com esta aliança, a Frigor, marca da Nestlé, decidiu entrar em um segmento de mercado até então não explorado pela líder alimentícia: o de venda em sorveterias. Apesar de a prova piloto estar planejada em um local próprio, a estratégia de crescimento está baseada em um programa de franquias que deverá ser desenvolvido com a Pro, com um custo entre 50 e 90 mil pesos (US$ 16,83 e US$ mil 30,30) cada uma.

A Pro nasceu em 1997 como uma divisão independente da Torneos Y Competências, com a idéia de desenvolver licenças esportivas. Em 2001, incorporou como sócio, em uma participação minoritária, o grupo Perez Companc. Alguns de seus clientes são Geogalos, Burger King, Molinos e clubes de futebol, como Independiente e River Plate, entre outros.

Em 2003, essa desenvolvedora de marcas próprias e de terceiros teve vendas de 3,9 milhões de pesos (US$ 1,31 milhões) a nível local. Em 2004, suas licenças ficaram em torno de 60 milhões de pesos (US$ 20,20 milhões).

Agora, a sinergia com a Nestlé - que neste ano produziu 15 dos 40 milhões de litros de sorvete industrial produzidos na Argentina - tem como ponto de partida o primeiro local de vendas da Frigor, que será inaugurado nesta sexta-feira e que contou com um investimento de 90 mil pesos (US$ 30,30 mil), segundo o responsável pela divisão de sorvetes da multinacional suíça, Matthias Casanova.

A decisão da Frigor de abrir este canal de vendas está relacionada ao fato de 50% dos sorvetes consumidos na Argentina serem vendidos em sorveterias. O restante é comercializado em quiosques, supermercados e locais de gastronomia. A idéia da Nestlé é abrir 40 novas sorveterias por ano em cinco anos e se posicionar, com um preço de 16 pesos (US$ 5,38) o quilo, como uma alternativa intermediária entre os sorvetes premium e os mais baixos.

Em 16/12/04 - 1 Peso Argentino = US$ 0,33670
2,97000 Peso Argentino = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Clarin, adaptado por Equipe MilkPoint
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