Argentina implanta projeto-piloto de análise do leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA) da Argentina informou que, com o início do Plano Piloto para implementação do Sistema de Gestão de Análises do Leite Cru (SIGALEC), foi constituído o Comitê Técnico Executivo do Foro Nacional de Leiteria, integrado pelos representantes do Estado, das províncias, dos produtores e da indústria de lácteos.

O secretário da Agricultura do país, Miguel Campos, disse que esta ferramenta significa um dos acordos setoriais de maior importância nos últimos anos. "Após três anos de trabalho, o setor chegou a um acordo, baseado na proposta elaborada pela Secretaria, pelos governos das províncias, pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), que permitirá implementar um sistema de análise para o pagamento do leite em laboratórios independentes da produção e da indústria".

Do mesmo modo, Campos disse que "este sistema constitui um grande avanço em matéria de transparência e geração de informação, já que tende a generalizar o pagamento do leite por qualidade em todas as bacias leiteiras do país".

O plano de trabalho inclui, além do sistema de laboratórios independentes, a colocação em vigência de um leite de referência e uma liquidação única para o pagamento do leite ao produtor, elementos que fazem parte das medidas amplamente reclamadas pelos diferentes membros do setor, com o objetivo de avançar no desenvolvimento de modalidades novas e mais eqüitativas de relação comercial entre produtores e indústrias.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?