Argentina exportou mais de US$ 302 milhões no primeiro semestre
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Deste total, as exportações de leite somaram 94.963 toneladas por um valor de US$ 207,462 milhões, com um aumento de 25% em valor e 41% em volume com relação ao mesmo período de 2004 - 75.864 toneladas por US$ 147,606 milhões. Os principais destinos deste produto foram Argélia, com 20.932 toneladas; Venezuela, com 14.793 toneladas; Brasil, com 11.289 toneladas; Vietnã, com 4.897 toneladas; Cuba, com 4.432 toneladas; e Nigéria, com 4.207 toneladas. Também foram certificadas exportações para México (4.075 toneladas), Jordânia (4.053 toneladas), Chile (2.330 toneladas); República Democrática do Congo (2.181 toneladas) e Senegal (1.895 toneladas), entre outros mercados.
As exportações de queijos alcançaram 24.869 toneladas por US$ 64,635 milhões, mostrando um crescimento de 101% em valor e 89% em volume com relação ao mesmo período de 2004 - 13.163 toneladas por US$ 32,08 milhões. Os principais destinos para esses produtos foram Estados Unidos, com 7.483 toneladas; Rússia, com 3.720 toneladas; México, com 3.259 toneladas; e Chile, com 2.476 toneladas. Também foram certificadas exportações para Croácia (1.697 toneladas), Coréia do Sul (1.313 toneladas), Japão (902 toneladas), Brasil (615 toneladas), entre outros.
As exportações de outros lácteos - que incluem doce de leite, soro, manteiga, entre outros - no primeiro semestre de 2005 somaram 20.001 toneladas por US$ 30,228 milhões, registrando um aumento de 50% em valor e de 33% em volume com relação ao mesmo período de 2004 - 15.087 toneladas por US$ 20,087 milhões. O principal destino desses produtos foi o Brasil, com 7.349 mil toneladas. Também foram exportados produtos para Chile, México, Uruguai, Japão e Canadá, entre outros.
Em 2004, a Argentina exportou 268.179 toneladas de produtos lácteos por US$ 540,116 milhões, superando em volume e em valor os envios de 2003, que foram de 168.448 toneladas por US$ 291,987 milhões.
Fonte: Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), adaptado por Equipe MilkPoint
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