Embora no território de Córdoba, Freyre é a cidade onde se fabrica um produto que combina aquela espécie de identidade Santa Fé de ser "terra de cervejeiros" e a tradição argentina do doce de leite, justamente em uma região caracterizada pelas raízes da indústria de lácteos, uma das atividades produtivas mais importantes da economia argentina, compartilhada por Santa Fé e Córdoba.
E é justamente dessa combinação das duas indústrias que nasceu a Cerveza Medalla, que é basicamente cerveja com toques de doce de leite.
Fonte da foto: matéria original
“A ideia surgiu há cerca de 11 anos. Recentemente, adicionamos parceiros e engenheiros para profissionalizar a cerveja. Somos de Freyre, onde a Manfrey é uma empresa conhecida e faz uma das balas de leite mais premiadas do país. Aí surgiu a ideia de combinar a cerveja com um produto local, fizemos o mix e ficou bom, porque era muito gostoso”, explica Julio Bertoti, fundador da empresa.
Sobre o preparo, o empresário explica que “a cerveja fica cozinhando por uma hora e nos 5 minutos finais a gente adiciona 30 quilos de doce de leite a cada 500 litros. Terminado o processo, fica uma cerveja muito aromática, complexa e muito agradável ”.
“Não é uma cerveja doce, chama-se La Dolce porque nela colocamos doce de leite, mas é uma bebida muito aromática e saborosa. Não somos uma moda, somos uma cultura que veio para ficar”, afirmou.
As informações são do Portal Lechero, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Leia também: