Argentina: aumento da taxa de exportação revolta produtor

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Os pecuaristas argentinos reagiram com indignação à decisão do governo de aumentar a taxa sobre as exportações de leite de 5% para 15%. "Estamos indignados e surpresos", disse o pecuarista e vice-presidente da maior associação de produtores do país, a Sociedade Rural Argentina (SRA), Hugo Biolcati.

Outras entidades divulgaram comunicados condenando a decisão e observaram que apenas um ano atrás o governo pediu ao setor para investir na capacidade de produção e exportação. "Há apenas alguns meses o governo nos cumprimentou pelo aumento das exportações. O governo está completamente esquizofrênico", acusou Biolcati.

A administração Nestor Kirchner também aumentou a tarifa sobre as exportações de queijo de 5% para 10%. As novas alíquotas terão efeito por 180 dias, mas serão reestudadas daqui a três meses.

O governo disse na sexta-feira que quer conter as exportações por conta do aumento dos preços dos lácteos no mercado interno, que influenciou a taxa de inflação. Para Biolcati a medida só vai piorar o quadro inflacionário. "O aumento das taxas terá efeito contrário. Isso vai congelar os investimentos e provocar queda de produção, o que resultará em aumento dos preços. Os preços aumentam por conta da política macroeconômica do governo", disse.

A Argentina exportou US$ 249 milhões em produtos lácteos nos primeiros cinco meses de 2005, um aumento de cerca de 30% segundo dados do governo. Desse total as vendas de leite em pó responderam por US$ 179 milhões.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcos Koch Ortiz
MARCOS KOCH ORTIZ

CASTRO - PARANÁ

EM 26/07/2005

O governo argentino se propõe a reestudar a questão das alíquotas de exportação, enquanto o governo brasileiro esta ai mais preocupado em descobrir e encobrir quem levou mais o dinheiro do povo,e ao mesmo tempo o produtor brasileiro de leite e grãos mais uma vez paga pela deficiência administrativa do país. Este é mesmo o Brasil



Marcos Koch Ortiz

Supervisor Regional - Captaçcão

Palmeira - PR.
Qual a sua dúvida hoje?