Argentina aprova criação de fundo compensador lácteo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, confirmou ao governador da Província de Santa Fé, Jorge Obeid, que na próxima semana começará a ser executado o fundo de assistência ao setor leiteiro com os recursos extras gerados pelo aumento dos impostos de exportação de leite em pó e queijos.

A proposta de criar um fundo compensador para que o dinheiro das retenções de impostos, que foram elevados pelo Ministério da Economia com a intenção de conter os preços no mercado interno, volte aos produtores de leite em forma de créditos e obras de infra-estrutura, foi apresentada oportunamente por Obeid ao ministro da Economia, Roberto Lavagna.

Na última quarta-feira o presidente confirmou a aceitação da proposta e informou ao governador que a partir da próxima semana o dinheiro recolhido por esse aumento nos impostos será integrado a um fundo especial. O Comitê Federal de Leiteria, que integra as províncias produtoras de leite, será encarregado de direcionar esses fundos para diferentes opções: subsídio de taxas, infra-estrutura, bens de capital, pastagens, planos estratégicos, entre outros.

O secretário da Agricultura de Santa Fé, Daniel Costamagna, disse que o destino final será produto do consenso com o setor de lácteos no âmbito do Comitê Federal de Leiteria. Na manhã da quarta-feira, os secretários da Agricultura da Região Central do país - Santa Fé, Entre Ríos e Córdoba - concordaram em solicitar uma convocação urgente deste comitê. O objetivo é "entrar em um consenso e estabelecer uma agenda de trabalho que permita a análise conjuntural e de médio e longo prazo do setor de lácteos da Argentina".

Fonte: La Capital, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?