ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Após intoxicação de 18 crianças, autoridades interditam fábrica de leite em Santa Catarina

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/09/2012

2 MIN DE LEITURA

11
0
As secretarias de Saúde e de Agricultura do estado de Santa Catarina lacraram no dia 22 a sede da empresa Papenborg Comércio de Laticínios Ltda., que produz o leite da marca Holandês, no município de Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis.

Até o início da tarde do domingo (23), 18 crianças que consumiram o produto, embalado em pacotes plásticos, haviam sido internadas nos últimos dias por intoxicação, a maioria delas menores de 2 anos de idade. Algumas delas precisaram de ventilação mecânica. Dez já haviam obtido alta e oito ainda permaneciam em hospitais das regionais de Florianópolis e de Itajaí.

Laudos preliminares produzidos em laboratório pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontaram presença de nitrito até dez vezes superior ao máximo tolerado em amostras de leite pasteurizado produzido pela empresa.

Entre os sintomas da intoxicação por nitrito estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar. A substância induz a oxidação do ferro da hemoglobina, o que impede o sangue de transportar oxigênio.

"Os internamentos são de crianças pequenas porque elas têm o organismo mais frágil. Em adultos, a exposição contínua ao nitrito pode causar câncer", explicou o médico infectologista Fábio Gaudenzi, diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, em entrevista à Agência Brasil. "A substância não deveria estar presente no leite, a não ser em quantidade muito pequenas, porque ela até pode ser encontrada em adubos que, no pasto, são consumidos pelos animais."

A intoxicação por nitrito é grave e pode levar à morte. "Os casos notificados até agora têm sido relativamente leves, mas as pessoas precisam estar atentas e procurar rapidamente os serviços médicos no caso de algum sintoma", diz Gaudenzi. "O que chama a atenção é o fato de que, entre os casos de internamento, há cinco crianças com menos de 6 meses e que deveriam estar sendo alimentadas exclusivamente por leite materno."

O caso mais grave registrado até o momento é o de uma criança de 3 meses de idade. "Muitas vezes por falta de recursos financeiros, as mães utilizam um produto que não é recomendado para a idade da criança", observa o médico infectologista. "Uma criança nessa faixa etária deveria estar sendo amamentada com leite da mãe ou consumindo um composto lácteo, que pode custar até R$ 60 a lata."

Inicialmente, as autoridades sanitárias haviam determinado a retirada do mercado de dois lotes do leite Holandês, mas uma nova reunião realizada na tarde de no dia 22 determinou a apreensão e a inutilização de todos os estoques do produto, produzidos até a última sexta-feira (21). Com prazo de validade de até cinco dias, o leite teria distribuição restrita a algumas regiões de Santa Catarina.

"A fábrica está lacrada, sem produção de laticínios. Um grupo de técnicos está fazendo um pente-fino no local", informou à Agência Brasil a diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Raquel Ribeiro Bittencourt. "Nossa orientação para as autoridades locais nos municípios e o para o comércio em geral é para que o leite não seja vendido e seja inutilizado. Os demais produtos da empresa, como queijos, iogurte e nata, também devem ser retirados das áreas de exposição para venda e retidos em estoque até segunda ordem."

A suspeita das autoridades de Saúde de Santa Catarina é que a contaminação por nitrito tenha sido causada por uma falha em um dos equipamentos da empresa. A substância seria utilizada no processo de limpeza das máquinas.

A matéria é da Agência Brasil, adaptada pela Equipe MilkPoint.

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEANDRO R QUINET DE ANDRADE

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 01/10/2012

O que é usado para limpar equipamento de pasteurização de leite é o acido nítrico sendo que todo e qualquer nitrito é um sal.
DR. JAIRO PINTO DE CARVALHO

SALVADOR - BAHIA

EM 01/10/2012

Salvador-Bahia, 01.10.2012-2ª feira.



Ao MilkPoint

Prezados Senhores:



Recentemente, foi a PEPSICO, COM DETERGENTES NAS CAIXAS DO TODDYNHO, NO RIO GRANDE DO SUL, VITIMANDO VÁRIAS CRIANÇAS !

Agora, foi a vez da PAPENBORG COMÉRCIO DE LATICÍNIOS LTDA., EM SANTA CATHARINA ! (LEITE HOLANDÊS) , O QUAL DE HOLANDÊS SÓ TEM O NOME !

PARECE SER UMA CONSTANTE OCORREREM PROBLEMAS DE CONTAMINAÇÕES EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, NO BRASIL !

O que é que fazem as "AUTORIDADES", DOS  SETORES RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO DESTES PRODUTOS ? SERÁ QUE APENAS,  INTERESSAM-SE  EM RECEBER OS SEUS RENDIMENTOS MENSAIS, PAGOS COM OS NOSSO DINHEIRO E MAIS NADA ?

É UMA TEMERIDADE, CONSUMIR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, NESTE NOSSO PAÍS, POIS CORRE-SE O RISCO DE INTOXICAÇÕES E ETC...E, NO CASO DO INCAUTO VIR À ÓBITO, A CULPA RECAIRÁ, COM CERTEZA, SOBRE O DEFUNTO, COMO SEMPRE ACONTECE POR AQUI.

QUANDO ALGUÉM MORRE ATROPELADO, É SEMPRE O MORTO O CULPADO. É ESSA A NOSSA  "CULTURA", INFELIZMENTE !

AGORA VÃO CULPAR OS INFANTES ?

NINGUÉM, SERÁ LEVADO À CADEIA.

NO BRASIL, NEM SEMPRE SE FECHAM AS PORTAS DEPOIS DE ROUBADO !

OS FATOS E ATOS, SEMPRE SE REPETEM, COMO SE NUNCA HOUVESSEM OCORRIDO !

E ASSIM, "PRÁ FRENTE BRASIL !"

Grato pela atenção.

JOSE LUIZ AMADEU

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 01/10/2012

Produtos orgânicos não tem esse tipo de problema. O Brasil tem tudo para crescer a produção de orgânicos, infinitamente, tanto produtos de origem animal, como vegetal.
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 28/09/2012

Caro Sílvio,

Gostei muito deste seu pequeno comentário. Não deixa de ser uma verdade, dependendo da fábrica e da fiscalização. Esta precisa ser feita sempre com muita seriedade e competência, o que parece não aconteceu neste caso.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço
SILVIO CHINAZZO

NICOLAU VERGUEIRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/09/2012

Leite de fabrica e complicado. Seria melhor leite de vaca.
JOAO MIGUEL DA SILVA

JACIARA - MATO GROSSO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/09/2012

Caro George Marçal...


Segundo a legislação brasileira, não é permitido nenhum tipo de conservante para o leite...


Mas, o que nos causa indignação é a falta de fiscalização por parte dos orgãos responsáveis. Quando se tem o registro no SIF, esbaramos na falta de condições de trabalho, faltam recursos, pessoal, treinamento, etc... quanmdo se é registrado em outras esferas (estadual/municipal) é quase a mesma coisa, diferenciando-se apenas pela questão política, que principalmente nos pequenos municípios não deixam que o trabalho de fiscalização seja realizado com a seriedade que precisa.
GEORGE MARÇAL

CARUARU - PERNAMBUCO

EM 25/09/2012

Fernando, Sera que a Nisina como é largamente utilizada como um conservante natural,em muitos países já utilizam,seria uma outra opção,que talvez seja menos agressivo ?
RICARDO DANGELO ANDRADE REIS

SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 25/09/2012

Gostaria de fazer uma pergunta: o estabelecimento era registrado em algum serviço de inspeção oficial?
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 24/09/2012

O Nitrito de Sódio é usado como conservante, principalmente em produtos cárneos, para evitar crescimento de microrganismos.

Seu uso no leite, com o mesmo objetivo, constitui-se fraude.

Deixo aqui uma pergunta: será que esse leite não passou por um laboratório de controle de qualidade? Existe uma prova relativamente simples para pesquisa de oxidantes no leite. É uma prova qualitativa, mas muito sensível, capaz de comprovar a adição de quantidades muito baixas de Nitrito em leites.

O que não se pode permitir, de maneira alguma, é que um produto tão nobre como o leite, que serve de alimento especialmente para crianças, contenha quantidades de Nitrito capaz de fazer mal à saúde.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço
ROBERTA ZÜGE

CURITIBA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 24/09/2012

Ponto importante, muitas vezes não priorizado pelas empresas do setor, é o controle dos equipamentos. Poucos dão a devida importância para a manutenção, calibração e regulação dos equipamentos utilizados nas organizações. Faltam procedimentos e registros, além, claro, da devida capacitação dos colaboradores. São medidas preventivas, que mitigam a ocorrência de problemas como estes.

Estas medidas também são importantes, não somente para a segurança do alimento, mas também dos colaboradores da empresa, para diminuir a incidência de doenças e acidentes decorrentes do trabalho.
GEORGE MARÇAL

CARUARU - PERNAMBUCO

EM 24/09/2012

ALGUÉM PODE ME RESPONDER SE É OBRIGATORIO O NITRITO NO LEITE PASTEURIZADO ?
MilkPoint AgriPoint