Os preços internacionais dos produtos lácteos têm se mostrado altos por um longo período, mas não existem indícios de que esses terão uma queda em breve, segundo informações de analistas do banco ANZ.
O banco disse que os preços dos produtos lácteos chegaram quase ao maior valor dos últimos nove anos graças ao apertado balanço entre demanda e oferta. "Esta situação tem sido reforçada nas últimas semanas pelas condições quentes e secas na Europa, que limitarão a extensão da produção de excedentes na União Européia (UE) em 2005".
O Banco ASB disse em seu relatório semanal sobre commodities que, apesar de muitos analistas de mercado estarem esperando um enfraquecimento nos preços mundiais dos lácteos após os ajustes nas políticas do setor na Europa que do final de junho começo de julho, "o mercado parece estar indo em outra direção".
O fortalecimento nos preços do leite em pó desnatado estendeu-se para os preços da manteiga e do leite em pó integral na semana passada, e os preços para manteiga da Oceania, efetivamente Austrália e Nova Zelândia, registraram um aumento de quase 5% com relação aos níveis anteriores e continuam mantendo uma forte vantagem com relação às fontes européias.
"Com as ofertas de leite estáveis durante os próximos meses, a demanda será o principal direcionador do mercado. Os períodos de férias de verão do hemisfério norte estão se aproximando com a demanda por produtos lácteos devendo ser forte", disse o ASB.
As últimas projeções para o mercado de lácteos da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (Organisation for Economic Co-operation and Development, OECD) até o ano de 2014 indicaram que durante a próxima década, a demanda mundial por produtos lácteos, manteiga, queijos e leite em pó integral, crescerá cerca de 20%, mas a demanda por leite em pó desnatado deverá cair 4%.
Os preços dos produtos deverão cair com relação aos níveis atuais, mas permanecerão bem acima das médias de 1999-2003. Em 2014, os preços da manteiga serão cerca de 40% maiores do que a média de cinco anos, com os preços dos queijos e leite em pó desnatado e integral 20% maiores.
O ANZ disse que o ciclo médio pico a pico de preços para os produtos lácteos é de cerca de quatro anos. "Considerando os critérios direcionais, a relação entre preços dos lácteos e indicadores líderes do crescimento global destaca que, neste estágio do ciclo do preço dos lácteos, os riscos são de redução". No entanto, o relatório diz que os mercados de lácteos mostram um apertado balanço entre oferta e demanda, favorecendo as exportações.
Em resumo, o banco disse que os preços dos lácteos estão chegando próximo do seu pico, mas os fundamentos de oferta e demanda poderão fazer com que esses preços permaneçam altos até o final deste ano.
Fonte: Stuff.co.nz, adaptado por Equipe MilkPoint
ANZ aposta em manutenção dos preços internacionais
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.