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Anvisa vai investigar leite com ômega 3

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2002

1 MIN DE LEITURA

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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está investigando denúncia de que o leite ômega 3 da Parmalat não possui a quantidade suficiente da substância para ter escrito na embalagem a expressão "contém ômega 3". Se confirmada a denúncia, a Parmalat pode ter de aumentar a proporção do ácido graxo ômega 3 em seu leite longa vida, ou terá de retirar do rótulo a expressão.

A Parmalat, via assessoria de imprensa, nega que seu produto esteja fora das especificações. A denúncia foi encaminhada à Corregedoria Geral da União em setembro passado pela Associação dos Distribuidores de Leite de São Paulo. Segundo a Anvisa, a empresa foi notificada no dia 6 de fevereiro da necessidade de alteração nos rótulos do leite UHT semi-desnatado ômega 3.

Segundo a gerente de inspeção e controle de risco alimentar da Anvisa, Ana Virgínia Fiqueiredo, a empresa teria dez dias para se defender, mas não o fez. Agora, serão feitos testes em laboratórios oficiais. A Parmalat diz que já respondeu a tudo que lhe foi pedido e os rótulos estão de acordo com a legislação.

Enquanto os testes e laudos oficiais não forem elaborados, não haverá necessidade de retirada do produto do mercado, porque, segundo a Anvisa, o produto não oferece risco à saúde e a empresa pode fabricá-lo normalmente.

De acordo com o advogado Vinicius Paulino, que representa a associação, a denúncia partiu de uma reportagem veiculada em um telejornal em agosto de 2001. A reportagem encaminhou leites que contém ômega 3 para testes no Inmetro. O resultado foi que os produtos tinham metade do mínimo recomendado pela Anvisa: 0,08 grama da substância a cada 100 mililitros.

Juntamente com a denúncia do ômega 3, a Associação dos Distribuidores também pediu que seja retirada dos leites da empresa a expressão "P de Puro" porque o leite contém o conservante citrato de sódio. A Parmalat diz que a expressão foi utilizada como forma de estimular o consumo do leite puro, sem outros ingredientes que agregam carboidratos à dieta.

Segundo a Parmalat, a associação é ligada aos interesses dos distribuidores de leite pasteurizado e, portanto, tenta desestimular o consumo de leite longa vida.

Fonte: Valor On Line (por Giuliano Ventura), adaptado por Equipe MilkPoint

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