ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Anvisa vai investigar leite com ômega 3

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2002

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está investigando denúncia de que o leite ômega 3 da Parmalat não possui a quantidade suficiente da substância para ter escrito na embalagem a expressão "contém ômega 3". Se confirmada a denúncia, a Parmalat pode ter de aumentar a proporção do ácido graxo ômega 3 em seu leite longa vida, ou terá de retirar do rótulo a expressão.

A Parmalat, via assessoria de imprensa, nega que seu produto esteja fora das especificações. A denúncia foi encaminhada à Corregedoria Geral da União em setembro passado pela Associação dos Distribuidores de Leite de São Paulo. Segundo a Anvisa, a empresa foi notificada no dia 6 de fevereiro da necessidade de alteração nos rótulos do leite UHT semi-desnatado ômega 3.

Segundo a gerente de inspeção e controle de risco alimentar da Anvisa, Ana Virgínia Fiqueiredo, a empresa teria dez dias para se defender, mas não o fez. Agora, serão feitos testes em laboratórios oficiais. A Parmalat diz que já respondeu a tudo que lhe foi pedido e os rótulos estão de acordo com a legislação.

Enquanto os testes e laudos oficiais não forem elaborados, não haverá necessidade de retirada do produto do mercado, porque, segundo a Anvisa, o produto não oferece risco à saúde e a empresa pode fabricá-lo normalmente.

De acordo com o advogado Vinicius Paulino, que representa a associação, a denúncia partiu de uma reportagem veiculada em um telejornal em agosto de 2001. A reportagem encaminhou leites que contém ômega 3 para testes no Inmetro. O resultado foi que os produtos tinham metade do mínimo recomendado pela Anvisa: 0,08 grama da substância a cada 100 mililitros.

Juntamente com a denúncia do ômega 3, a Associação dos Distribuidores também pediu que seja retirada dos leites da empresa a expressão "P de Puro" porque o leite contém o conservante citrato de sódio. A Parmalat diz que a expressão foi utilizada como forma de estimular o consumo do leite puro, sem outros ingredientes que agregam carboidratos à dieta.

Segundo a Parmalat, a associação é ligada aos interesses dos distribuidores de leite pasteurizado e, portanto, tenta desestimular o consumo de leite longa vida.

Fonte: Valor On Line (por Giuliano Ventura), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint