Amul, da Índia, negocia acordo de vendas com Wal-Mart

Publicado por: MilkPoint

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A cooperativa de lácteos da Índia Gujarat Co-operative Milk Marketing Federation (GCMMF), que comercializa produtos da marca Amul, está negociando com a rede de supermercados norte-americana Wal-Mart a venda de seus produtos através da cadeia de lojas norte-americana.

O Wal-Mart está testando a venda de alguns produtos da marca Amul em algumas de suas lojas dos EUA nos últimos dois meses. Acredita-se que a companhia está convencida da qualidade e do potencial de vendas destes produtos lácteos indianos.

Apesar de a GCMMF planejar inicialmente vender manteiga, sorvete e queijos nas lojas do Wal-Mart, a próxima fase poderá incluir a venda de leite Amul. O Wal-Mart tem 3,2 mil estabelecimentos espalhados em todos os EUA.

As plantas de processamento de produtos da marca Amul são certificadas pelo sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, da sigla em inglês, HACCP). Desta forma, a federação não está tendo problemas em vender seu leite nos EUA, já que o sistema APPCC é a mais alta certificação internacional de plantas de leite.

A federação atualmente vende manteiga e vários tipos de queijos Amul nos EUA através de um grupo de distribuidores. Entretanto, a Amul ainda não vende sorvetes nos EUA. "Em breve, o Wal-Mart poderá vender sorvete e outros produtos. Isso ajudará a federação a impulsionar suas vendas no varejo nos mercados externos, especialmente nos EUA, que tem um papel dominante no mercado de exportação de queijos, manteiga, sorvete e leite", disse o gerente geral de marketing da GCMMF, R. S. Sodhi.

"Apesar de querermos manter o foco no mercado doméstico de sorvetes, nós também estamos interessados em expandir nossas exportações neste segmento. Além da grande população indiana dos EUA, as vendas do sorvete Amul através do Wal-Mart também nos ajudarão a conquistar um número maior de consumidores de outros países", comenta o gerente.

A GCMMF teve um aumento de 18% em suas vendas, cerca de US$ 643,24 milhões, no ano fiscal de 2003-04 contra US$ 533,63 milhões, no ano anterior. O objetivo da empresa é obter vendas de aproximadamente US$ 755,97 milhões neste ano fiscal e US$ 1,11 bilhão dentro de dois anos. "A federação apresentou um crescimento de 15% na receita com vendas de sorvetes com relação ao ano anterior. Com a introdução de novos produtos, principalmente no segmento premium no atual ano fiscal, a GCMMF prevê um aumento significante em seu rendimento, para US$ 2,22 bilhões nos próximos cinco anos", conta Sodhi.

Fonte: Business-standard.com (Joydeep Ray), adaptado por Equipe MilkPoint
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