A inflação medida pelo IGP-M acelerou na primeira prévia de junho, para 0,66%, pressionada principalmente por maiores custos de alimentação, informou a Fundação Getúlio Vargas na última quarta-feira (09/06).
Na primeira prévia de maio, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,42%. O Índice de Preços no Atacado (IPA), com peso de 60% no número geral, teve avanço de 0,73%, acima da elevação de 0,47% na primeira prévia de maio.
Os maiores aumentos foram registrados por ovos, leite in natura, aves, querosene para motores e cebola.
A alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30%, acelerou de 0,29% na primeira prévia de maio para 0,48%. Os alimentos também tiveram as maiores variações positivas no IPC, com destaque para cebola, manga, leite longa vida e tomate.
O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) teve variação positiva de 0,63%, ante 0,49% no período anterior, pressionado pelos preços de aço e metais para instalações hidráulicas. No ano, o IGP-M acumula alta de 6,03% e nos últimos 12 meses, de 8,84%.
Fonte: Reuters, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.