Alemanha expande padrões de bem-estar animal na produção leiteira

Para atender as demandas dos consumidores, a Alemanha está expandindo os padrões de bem-estar animal na setor lácteo. Saiba mais aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Na Alemanha, a organização Initiative Animal Welfare (ITW), que até agora desenvolveu uma rotulagem para carnes (suína, bovina e de frango), quer se expandir para a produção de leite e produtos lácteos a partir de 2022. A ITW e seus varejistas começaram, portanto, a criar padrões para a área de laticínios.

Continua depois da publicidade

A setor lácteo alemão já possui seu próprio sistema – o QM-Milch – que pode ser usado como base para o desenvolvimento de padrões ITW. QM-Milch oferece a vantagem de já ter um catálogo abrangente com padrões de qualidade rigorosos e verificáveis para a produção de leite. Isso também inclui um abatedouro e banco de dados de antibióticos.

A discussão é como o sistema ITW, com quatro níveis de bem-estar animal, pode ser fundido com os critérios QM-Milch, que contém critérios de saúde e bem-estar animal resilientes. Para os produtores de leite que seguirem com sucesso os critérios, uma sobretaxa para as despesas associadas será auditada no futuro.

Continua depois da publicidade

Diferentes pesquisas mostram que o bem-estar animal é cada vez mais importante para o consumidor. Os custos adicionais atingirão os laticínios, que também terão que pensar em coleta e processamento separados, se/quando as fazendas leiteiras estiverem sendo divididas em níveis.

Os laticínios alemães estão, em geral, prontos para este desafio, mas também esperam que parceiros comerciais ajudem a encontrar uma solução satisfatória, especialmente em torno da questão do financiamento.

As informações são do Dairy Industries International, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?