Alagoas isenta ICMS de leite para programa estadual

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O leite pasteurizado tipo C, destinado ao Programa do Leite, está isento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Alagoas. Na segunda-feira (28/06), o governo estadual publicou decreto no Diário Oficial desonerando a cobrança de imposto sobre o produto. A alteração no regulamento do ICMS relativo às operações com leite atende reivindicação da classe produtora alagoana. O decreto não contempla o leite tipo longa vida. Esse produto está fora da lista de isenção.

O presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite em Alagoas (CPLA), Ricardo Barbosa, diz que a isenção do imposto fortalece a sobrevivência da pecuária e ao mesmo tempo ajuda a aumentar a competitividade do setor.

Enquanto nos demais estados, as pequenas indústrias que fornecem leite ao Programa do Leite pagavam zero de ICMS, as empresas alagoanas sofriam uma tributação de 3,4%. "Esse percentual, apesar de parecer pequeno, estava provocando um desequilíbrio na contas das mini-indústrias de laticínios", declara Barbosa.

No entanto, segundo ele, o setor ainda espera uma adequação no preço do leite fornecido às famílias carentes. O valor de R$ 0,95/litro está fora do preço padrão de R$ 1,15 estabelecido nos estados vizinhos (PE, CE e PB).

Fonte: Tribuna de Alagoas (Valdi Junior), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?