ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Ajude o leitor: Qual é o melhor capim para terrenos arenosos e ácidos?

 O leitor Davi Cruz de Paulínia - São Paulo postou uma dúvida no Fórum de Pastagens e Conservação de Forragens

Ele conta que possui uma pequena propriedade com terra fraca, arenosa e ácida e que pretende criar gado leiteiro em sistema de pastejo rotacionado. Pergunta: “Qual é o melhor capim para terrenos arenosos e ácidos?” (Sabendo que é necessário a correção da acidez).

O tema está sendo debatido, abordando opções como o capim Mulato e o Guatemala. Veja mais informações que o Davi deixou no fórum e o debate que está sendo iniciado clicando aqui.

Deixe também sua opinião e ajude o leitor!

8

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO PEDRO JUNIOR

EM 15/07/2015

adquiri uma propriedade de 165 hc - terra de clara sendo toda coberto por capim nativo, chamado capim bezerro. Estou pensando em plantar o capim andropogon, considerando ser pelo que parece uma terra fraca. Qual tipo de calcário deve ser usado.  e qual a quantidade por hc. Agradeço a ajuda e fico ao inteiro dispor.
ROBSON ALBERTO BARBOSA DE SOUSA

CONFRESA - MATO GROSSO

EM 03/08/2013

William Parrião e Leonardo José, me passem seus contatos ou me adicionem. Gostaria de trocar ideias e experiencias profissionais. meu email agronegocio10@hotmail.com

skype: agronegocio10
WILLIAM PARRIÃO VASCONCELOS

SANTANA DO ARAGUAIA - PARÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 09/02/2013

Primeirmente preciso saber qual a precipitação dessa regiao, pois temos varias especies de gramineas q podemos utilizar sessa area. Se for uma regiao com precipitação acima de 1000mm/ano podemos usar piatã, MG 5, marandu, andropogon, convert HD 364, se for abaixo disso usar buffel, urocloa.
LEANDRO FIGUEIREDO

GRÃO MOGOL - MINAS GERAIS

EM 07/02/2013

Prezado Davi, enfrentamos os mesmos problemas com relação aos terrenos que possuimos, arenosos e de difícil manutenção na adubação! Humildemente, junto-me a todos os que já lhe postaram recomendações acrescentando, que a forma que encontrei foi justamente o que todos te recomendaram: fiz a correção do solo parceladamente, faço incorporação de matéria orgânica periodicamente e uso constantemente a irrigação na pastagem. De todos os capins que experimentei implantar em nossa propriedade o mais resistente ao pisoteio, de melhor recuperação da massa foliar após o pastejo, entre outras qualidades, para o nosso caso foi a grama estrela que superou um pouco o tifton, por ser menos exigente na adubação, embora o tifton 85 seja um pouco superior nutricionalmente. Mantenho de reserva uma capineira de camerum roxo, por ser mais palatável e de melhor manuseio que o camerum verde. Espero que minha experiência possa te ajudar de alguma forma.

Um abraço e boa sorte.
JAYME ANTONIO DE MENEZES

SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/02/2013

Ola ! Davi , sou produtor de leite a pasto e tenho irrigação há 10 anos , sem duvida é uma ferramenta ótima , se tiver interesse em montar uma irrigação é sem duvida melhor ! caso precise eu tenho contato com a fabrica de tubos e conecções PVC Brasil , e se quiser pode comprar direto dela através de seu talão de notas de produtor , se tiver interesse o preço é muito bom , caso ainda não comprou , mande-me o projeto q eu coto pra voce  ! .



atenciosamente , jayme



duvidas : e-mail jaymeamenezes@hotmail.com
VARLON SANTOS PORTO

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/02/2013

olá, Davi, como o companheiro acima explanou muito bem, só acrescentaria o seguinte; terrenos arenosos e ácidos devem ser corrigidos, e tratados a parte de matéria organica, o que poderia ser feita via esterco que o seu gado irá produzir, e que os cinodons( tifton, estrela,etc..) são via de regra muito produtivo com este tipo de adubo, assim vc irá fazer dois tratamento ao mesmo tempo sendo que a MO é de suma importãncia para reter água no seu solo, evitando que caso opte por incrementar com adubo quimico, este não se vá de areia abaixo,neste caso deve parcelar as doses conforme disse o Leonardo, claro que não seria de um dia para o outro mas certamente te dará bons resultados.
LEONARDO JOSÉ LENTE

CÁCERES - MATO GROSSO

EM 01/02/2013

Olá Davi,

Conforme a sua informação sobre o tipo de solo de sua propriedade,minha opinião é que voce antes de iniciar a sua atividade faça um levantamento dos custos totais de implantação e manutenção desta atividade. Digo isto porque se pensar em produção de leite em um solo pobre, arenoso e ácido é póssível sim, porem, deve ser avaliado os custos para esta produção. Os insumos são de alto custo.

Caso voce decidir em seguir em frente, comece fazendo uma boa ánalise de solo, esta deve ser completa ( Quimica, física e microelementos) a partir dai voce tera condições de saber o tipo de correção e adubação. Tome cuidado com as dosagens de calcareo e adubo pois voce esta lidando com um solo arenoso (não tem caixa).

Outro item a ser observado é o teor de MO (matéria organica) o bom é que esteja acima de 25 e neste tipo de solo é interessante manter uma boa cobertura para ajudar na conservação da umidade, na ciclagem de nutrientes e tambem na aplicação das adubações. Recomendo que voce as faça de forma parcelada e em pequenas quantidades e em épocas ideais, com isto voce terá um melhor resultado.

É interessante atentar para as condições de clima da sua região, pois no período de escassez de chuva as forragens de modo geral tem baixo índice de desenvolvimento.

procure trabalhar com capineiras e tambem com a área subdivididas em piquetes para isto utiliza-se o numero de animais que se pretende colocar na área.

Se puder envie mais informações sobre a área, assim poderemos discutir com maior segurança.
ALEXANDRE BENVINDO FERNANDES

RIO BRANCO - ACRE - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 01/02/2013

O correto é você fazer uma análise de solo e depois saber as necessidades de calcário e adubo. Desconheço terreno, que não seja enxarcado, que não possa ser trabalhado. A acidez pode ser corrigida sim e a adubação é a melhor medida para se potencializar um capim de boa qualidade em manejo rotacionado.

Abraço.