ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agropecuária CFM promove leilão de gado de leite selecionado para produção a pasto, dia 08 de maio, em Fernandópolis (SP)

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2004

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Agropecuária CFM, com sede em São José do Rio Preto (SP), realizará no dia 8 de maio, em Fernandópolis (SP), o 2° Grande Leilão do Programa CFM Leite a Pasto. Serão colocados à disposição dos produtores cerca de 100 novilhas amojando (prestes a parir) e 50 vacas de alta produção em lactação. "Estamos oferecendo aos produtores o melhor da genética leiteira da CFM. São fêmeas com alta produtividade diária, que expressam nossa confiança no potencial da atividade", diz Andrew Jones, gerente da Fazenda São Pedro, propriedade leiteira da CFM.

De fato, nos últimos anos, a CFM realizou inúmeros investimentos na área de leite, como a implantação de uma nova sala de ordenha, que possibilitou a ampliação do número de vacas ordenhadas. "Produzimos um gado rústico, voltado ao bom desempenho em manejo simplificado e nossa produtividade é sempre crescente. Em 2003 trabalhamos com média de 888 vacas em lactação e tivemos uma produção diária de 11,7 mil litros por dia. As lactações foram superiores a 4,5 mil litros por vaca e a produção foi fechada em 4.311.000 litros de leite. Esses números são excelentes levando-se em conta que passamos por um período de estiagem muito maior que o previsto. Com esses números, somos, de fato, o maior programa de leite a pasto do País", afirma Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.

O projeto leiteiro da CFM é um dos mais importantes do País, onde se busca alta produtividade com baixo custo. Baseia-se principalmente no manejo racional das pastagens, com pastejo rotacionado, piquetes pequenos e adubação, na utilização de gado cruzado - adaptado geneticamente às regiões tropicais do País - e na relação direta dos custos de produção com a receita obtida com a venda do leite. "Contrariando a tendência verificada na atividade nos últimos anos, estamos obtendo boa margem de lucro líquido por litro de leite. Para atingir esse objetivo, procuramos garantir produção adequada e redução das despesas envolvidas", ressalta David Victor Makin, presidente da CFM.

O projeto de produção da CFM estará aberto aos participantes do 2o Grande Leilão do Programa CFM Leite a Pasto. No dia 7 de maio, haverá um dia-de-campo na Fazenda São Pedro (Fernandópolis/SP), com visita à sala de ordenha, a lotes de animais e a pastos utilizados em rotação. "A CFM investe em leite há mais de 30 anos porque acredita na atividade e obtém rentabilidade com o leite. Durante esse tempo, selecionamos os animais que mais se adaptam ao nosso tipo de manejo, em que são exigidas fêmeas produtivas e pouco exigentes. É justamente desse perfil de criação que sairão os animais a ser ofertados em nosso leilão", conclui Makin.

CFM: 96 anos no Brasil - O grupo da CFM está no Brasil desde 1908. Desde então, caracteriza pela pioneira visão empresarial da agropecuária brasileira. Isso fez com que projetos relevantes fossem criados, com a busca da alta rentabilidade do negócio. Entre eles podem ser destacados: a seleção em massa de gado Nelore para produção de touros, utilizando com precisão os cálculos de DEPs sob modelos estatísticos modernos, sendo dada grande relevância à precocidade sexual e a formação do Composto Montana Tropical, também baseada na seleção por DEPs, mantendo seu manejo totalmente a pasto. O rebanho de corte contabiliza, atualmente, 94,8 mil cabeças, sendo 44 mil matrizes criadas a pasto. Além da pecuária de corte, a CFM também se destaca por ser a maior fornecedora independente de cana-de-açúcar no mercado nacional, produzindo 2 milhões de toneladas anuais.


Fonte: Texto Assessoria, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint