Action Aid cita problema de produtores de leite e recomenda fim de abusos corporativos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Entre as exigências das empresas internacionais está, por exemplo, a instalação de tanques de refrigeração de leite nas propriedades, equipamento considerado de alto custo para a maioria dos pequenos agricultores. Além disso, com a entrada das multinacionais no mercado leiteiro, o lucro dos produtores de baixa renda diminuiu muito, devido à prática adotada pelas cooperativas de definir o preço a ser pago pelo litro do leite de acordo com o volume de produção. Com isso, os grandes produtores recebem mais pelo litro do mesmo leite por produzirem mais, enquanto é reduzido o valor pago aos pequenos criadores, que produzem menos.
"A maneira mais eficaz de evitar esse tipo de abuso por parte das grandes corporações alimentícias é fortalecer as cooperativas lideradas pela agricultura familiar que promovem uma relação mais justa entre os cooperados além do desenvolvimento rural", afirmou Adriano Campolina, diretor da Action Aid Internacional para as Américas, que defende a intervenção do governo nas atividades das multinacionais para regular a competição e estabelecer políticas antitruste e anticartel.
Fonte: Agência Brasil (por Priscila Rangel), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.