Acordo na Alemanha prevê curso técnico em laticínios no RS

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Rio Grande do Sul e o Staatche Milchwiwirtschafliche, órgão conhecido mundialmente na área de pesquisa láctea, negociam a instalação de curso técnico em laticínios no estado. Durante reunião ontem, na sede da instituição, situada na cidade de Wangen, na Alemanha, representantes do ministério da Agricultura alemã, diretores da instituição de ensino e o secretário de estado de Reforma Agrária e Cooperativismo, Vulmar Leite, discutiram o assunto.

Participaram ainda, o presidente do Sindicato das Indústrias Lácteas do Estado (Sindilat), Arno Kopereck, os coordenadores do Euro Institut na Alemanha, Marcus Meyle e no Brasil, Érico Rex, prefeitos gaúchos, empresários e representantes da cadeia produtiva do agronegócio gaúcho.

O projeto deve ser enviado nos próximos dias para apreciações finais e prevê a consolidação de parceria com a entidade de ensino para impulsionar a qualificação e nível tecnológico no estado, através de cursos profissionalizantes, que visam a formação de técnicos na área do leite para atuar em indústrias de laticínios e queijarias.

A única escola, nestes moldes, existente no país está situada em Minas Gerais, o que inviabiliza o contato com as indústrias do estado. O presidente do Sindilat destacou a importância do curso que deve aproximar o campo da indústria e fortalecer o setor que, segundo ele, é deficiente na área técnica. "Contamos com 21 indústrias associadas e mais de 100 queijarias certificadas e com inspeção federal que necessitam de corpo técnico eficiente e novas tecnologias".

O projeto deve envolver diversos segmentos da comunidade e do governo gaúcho, como as secretarias de Agricultura, Educação e Ciência e Tecnologia, diz Vulmar Leite. A parceria fortalece a cooperação entre os dois países para o aumento da competitividade dos produtos nacionais e comercialização de novidades tecnológicas alemãs. "Ficamos satisfeitos com este protocolo firmado em que o governo alemão demonstra a vontade política em colaborar para a melhoria da qualidade das indústrias lácteas. O estado receberá estas informações através de instituição renomada mundialmente", disse Leite.

A parceria deve se iniciar com a profissionalização de professores na Alemanha e intercâmbio de informações, a fim de que o nível do curso oferecido no Brasil tenha o mesmo perfil do instituto e seja referência para o país, sustentador na qualidade e excelência das indústrias do setor, disse o representante do ministério alemão, Roland Schmidt.

Representantes do município de Teutônia, que participam da comitiva, demonstraram interesse em receber a unidade de ensino. Eles apresentaram a estrutura existente no colégio Teutônia e enfatizam o ensino voltado à área agrícola e a parceria já existente com o Euro Institut, importante para a consolidação do projeto. As tratativas serão retomadas na próxima semana com técnicos agrícolas gaúchos.

Fonte: Diário Popular/RS (por Kariza Barros), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?