Acordo na Alemanha prevê curso técnico em laticínios no RS
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Participaram ainda, o presidente do Sindicato das Indústrias Lácteas do Estado (Sindilat), Arno Kopereck, os coordenadores do Euro Institut na Alemanha, Marcus Meyle e no Brasil, Érico Rex, prefeitos gaúchos, empresários e representantes da cadeia produtiva do agronegócio gaúcho.
O projeto deve ser enviado nos próximos dias para apreciações finais e prevê a consolidação de parceria com a entidade de ensino para impulsionar a qualificação e nível tecnológico no estado, através de cursos profissionalizantes, que visam a formação de técnicos na área do leite para atuar em indústrias de laticínios e queijarias.
A única escola, nestes moldes, existente no país está situada em Minas Gerais, o que inviabiliza o contato com as indústrias do estado. O presidente do Sindilat destacou a importância do curso que deve aproximar o campo da indústria e fortalecer o setor que, segundo ele, é deficiente na área técnica. "Contamos com 21 indústrias associadas e mais de 100 queijarias certificadas e com inspeção federal que necessitam de corpo técnico eficiente e novas tecnologias".
O projeto deve envolver diversos segmentos da comunidade e do governo gaúcho, como as secretarias de Agricultura, Educação e Ciência e Tecnologia, diz Vulmar Leite. A parceria fortalece a cooperação entre os dois países para o aumento da competitividade dos produtos nacionais e comercialização de novidades tecnológicas alemãs. "Ficamos satisfeitos com este protocolo firmado em que o governo alemão demonstra a vontade política em colaborar para a melhoria da qualidade das indústrias lácteas. O estado receberá estas informações através de instituição renomada mundialmente", disse Leite.
A parceria deve se iniciar com a profissionalização de professores na Alemanha e intercâmbio de informações, a fim de que o nível do curso oferecido no Brasil tenha o mesmo perfil do instituto e seja referência para o país, sustentador na qualidade e excelência das indústrias do setor, disse o representante do ministério alemão, Roland Schmidt.
Representantes do município de Teutônia, que participam da comitiva, demonstraram interesse em receber a unidade de ensino. Eles apresentaram a estrutura existente no colégio Teutônia e enfatizam o ensino voltado à área agrícola e a parceria já existente com o Euro Institut, importante para a consolidação do projeto. As tratativas serão retomadas na próxima semana com técnicos agrícolas gaúchos.
Fonte: Diário Popular/RS (por Kariza Barros), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.