ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, defende o cooperativismo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/05/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
Em audiência pública sobre a cadeia produtiva do leite, na última sexta-feira (27), o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Acir Gurgacz (PDT-RO), alertou para a necessidade de os produtores se associarem em cooperativas.

Na opinião do parlamentar, as cooperativas de produtores não somente do setor de leite, a exemplo do que tem ocorridos em outros estados do Brasil, tem condições de negociar em melhores condições os preços de seus produtos.

De acordo com Gustavo Beduschi, representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Mato Grosso do Sul, um estado que tem um número relevante de cooperativas no setor de leite, o preço chega a ser até R$ 0,15 superior ao de estados com grande produção como Minas Gerais e Goiás.

Cotação diária de leite UHT

Uma das reclamações frequentes dos produtores de leite, segundo informaram os participantes da audiência, é a falta de conhecimento antecipado do preço pago pelo litro de leite vendido à indústria. No mercado de leite atual, os produtores somente conhecem o preço de seu produto depois de mais de um mês da entrega aos laticínios.

De acordo com Gustavo Beduschi, da OCB, no próximo mês a organização deverá começar a disponibilizar cotações diárias do leite tipo UHT no atacado, na praça de São Paulo. Como o preço do leite ao produtor tem uma correlação, segundo ele, de 76% a 80% com o leite UHT no atacado, a partir do próximo mês os produtores passarão a ter uma previsão confiável do preço.

As informações são da Agência Senado, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PEDRO AUGUSTO JUNQUEIRA FERRAZ

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/06/2011

Senhor Senador,





Para que possamos fortalecer o sistema cooperativista brasileiro, entendo necessário :


1. Que seja limitado, por lei, as reeleições das diretorias das Cooperativas. Hoje, são centenas de cooperativas, onde a as Diretorias permanecem por 15, 20  e até 30 anos no comando destas Instituições.


MilkPoint AgriPoint