Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

A Bela, a Fera e o leite

Como o leite não está inserido em um conto de fadas, para um final feliz o produtor precisa pensar e agir estrategicamente. Entenda!

Publicado por: Letícia Mostaro

Publicado em: 06/01/2022 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Ah... os contos de fadas, quem nos dera se na vida real tivéssemos sempre a garantia de um final feliz! Mas não é assim, o desfecho precisa ser construído por nós mesmos. Afinal, nossas ações direcionam a nossa história.  

Mesmo com a realidade sendo muito distinta de um mundo fantástico, é possível extrair grandes lições. Para quem não se lembra do clássico “Bela e a Fera,” vamos relembrar um pouco dessa história na versão do filme lançado em 2014. Aviso: contém spoilers! 

No começo da trama, Maurice, pai de Bela, perde todo o seu tesouro e sua riqueza após uma forte tempestade naufragar seus navios. Algo que estava totalmente fora de seu controle muda a sua realidade e de todos a sua volta. Diante disso, a família de Bela muda-se para uma casa no interior.  

No desenrolar da história, Maurice acaba indo parar em um castelo, o da Fera. Antes de ir embora para casa ele tem uma surpresa: senão voltasse para o castelo no dia seguinte e lá vivesse como prisioneiro, colocaria em risco todos de sua família. Então, Bela, sua filha, se enche de coragem e volta para o castelo no lugar de seu pai.  

A partir disso, o enredo se desenvolve e revela pontos interessantes. Primeiramente, é preciso ressaltar as ações de Bela frente à todas as situações adversas colocadas em seu caminho. Tudo no castelo era novo com um ar de incerteza. Porém, Bela não recuou. Explorou os mínimos detalhes da sua nova realidade e o mais importante: encarou a Fera de igual para igual, enxergando-a sob um outro aspecto.   

Continua depois da publicidade Agroceres

A Fera, por sua vez, era o príncipe Adam antes de ser amaldiçoado, que tinha o sonho de caçar uma corsa. Após muitas tentativas, a mulher de Adam, incomodada com essa situação, pediu-lhe para desistir dessa ideia. Trato feito. Porém, o até então príncipe, descumpriu sua parte e matou a corsa. Mas ele não contava que a corsa também era a sua mulher. Eis que começou sua maldição: perdeu a forma humana e se tornou um monstro com uma aparência assustadora. Adam, agora a Fera, só voltaria à forma humana se encontrasse um verdadeiro amor.   

Ao longo da história, os protagonistas (Bela e Fera) aproximam-se, apaixonam-se, a Fera retorna à forma humana e todos têm um final feliz.  

Mas recapitulando o título deste artigo, o que esta história tem a ver com o leite? Muita coisa! No começo da história da “Bela e a Fera,” Maurice perde o seu tesouro devido à uma tempestade.  

Veja só, não é isso que estamos presenciando no leite? Uma tempestade perfeita de mercado – flutuações na demanda por lácteos, aumento nos custos de produção e insumos, cenário econômico do Brasil etc – que modifica a realidade dos produtores de leite. Temos, então, o primeiro ponto em comum.  

Agora uma análise sobre os protagonistas. Durante toda a história, Bela se mostra uma pessoa forte, corajosa e capaz de se adaptar as mais diferentes condições para sobrevier em distintas realidades. Características importantes como a curiosidade, inconformismo, adaptação e abertura ao novo são traços de sua personalidade. 

Obviamente, o produtor de leite não é a Bela e nem vive em um conto de fadas. Sabemos muito bem disso. Mas, isso não quer dizer que as atitudes de Bela não podem ser aplicadas nas propriedades leiteiras.  

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Estar aberto ao novo e quebrar o paradigma de que o único ponto que direciona a rentabilidade na atividade é o preço do leite é questão de sobrevivência. Aqui, cabe um parêntese: claro que o preço do leite é importante, mas os produtores não podem depender apenas dele para um negócio rentável e lucrativo.   

Por fim, a Fera. Talvez existam produtores de leite que ajam igual à Fera: insistem erroneamente em ações inadequadas. Se, no filme, a Fera insistia em caçar a corsa e isso resultou em sua maldição, no leite também é assim. A insistência em concentrar o foco em variáveis pós-porteira, que não estão ao alcance dos produtores, leva muitas propriedades a fechar no vermelho no final do mês e até mesmo o abandono da atividade.  

Como o leite não está inserido em um conto de fadas, para um final feliz o produtor precisa pensar e agir estrategicamente. Precisa olhar para a sua propriedade criteriosamente e tomar decisões assertivas embasadas em conhecimentos e parâmetros técnicos voltados para a rentabilidade da pecuária leiteira. E como fazer?  

É isto que convidamos você a descobrir no MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade. Nos dias 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 18/04, durante seis encontros virtuais semanais, com um grande time de especialistas e produtores de sucesso, vamos destrinchar os caminhos para um leite rentável.   

Lembre-se: para um leite lucrativo, próspero e rentável, o produtor precisa ser Fera, mas não como a da Bela. Para fazer do leite um bom negócio, é preciso ser Fera na Rentabilidade!  Confira mais detalhes sobre o evento e faça a sua inscrição. 

 
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Letícia Mostaro

Letícia Mostaro

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

Acessar todos os materiais
Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ROSÂNGELA SOARES WILLRICH
ROSÂNGELA SOARES WILLRICH

HULHA NEGRA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/01/2022

Acredito que nestas "histórias" o produtor de leite está mais para "bobo da corte" do que outro personagem.
Isso pq ficam jogando a responsabilidade nele, de tudo que está errado na produção e comercialização.
Por mais competentes que sejamos, não tem como vencer problemas climáticos e da economia mundial, e ainda "ajudar" a indústria , atacado e varejo a somente diminuirem suas margens. E ainda tem o consumidor que só reclama do valor no supermercado. Se o produtor está a meses com margens negativas, ninguém quer saber. Na verdade somente as vacas ficam sabendo disso, pq temos que diminuir a alimentação delas, e às vezes fornecer alimentos de menor qualidade. Mas enfim, o produtor e suas vacas que se danem.
Marlucio pires
MARLUCIO PIRES

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/01/2022

Vocês fingem que o fora da porteira não afeta da porteira pra dentro, ou são realmente inocentes. Produtores reclamando é coisa antiga. A realidade atual é nova. Ou pelo menos inédita nos últimos 16 anos em que estou na atividade. Por mais que vc conheça todos os números da sua propriedade, isso não vai mudar o fato que seu custo de produção vai subir uns 10% pro leite produzido em janeiro, só pelo aumento da soja e milho.
Maysa Serpa
MAYSA SERPA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 06/01/2022

Olá Marlucio, tudo bem?

Nós sabemos muito bem como os itens fora da porteira afetam a produção e o mercado do leite como um todo. Sabemos também que a realidade atual dos produtores está muito complicada, estamos inclusive dando voz a isso no site. Contudo, apenas queremos frisar e ajudar o produtor a fazer o que ele pode dentro da porteira, já que os fatores externos ele não controla, a fim de passar menos lesado por esse situação desfavorável.

Abraço!

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?