7º INTERLEITE, com programa definido, ocorrerá em julho, em Uberlândia
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Com a sua primeira edição realizada em 1994, o INTERLEITE, realizado a cada 2 anos desde 1999, se tornou um ponto de referência para a discussão de temas atuais referentes à pecuária de leite, atraindo entre 500 e 700 pessoas a cada edição, entre produtores e técnicos do setor.
O INTERLEITE 2005 terá um enfoque extremamente atual e inovador, com 16 palestras sobre os mais variados assuntos, reunindo alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais. "O INTERLEITE vem evoluindo desde a sua primeira edição, contemplando as necessidades dos produtores e dos técnicos envolvidos em produção de leite", diz Marcelo Pereira de Carvalho, sócio-diretor da AgriPoint, empresa que possui os sites MilkPoint e BeefPoint, dedicados às cadeias do leite e da carne. O INTERLEITE 2005 é mais uma iniciativa da AgriPoint, através do site MilkPoint.
O evento terá o patrocínio máster da Itambé, segundo maior laticínio do país e que está construindo, em Uberlândia, fábrica para processamento de 1 milhão de litros/dia. A DeLaval também já confirmou o patrocínio, enquanto Embrapa Gado de Leite e Ibope/Latin Panel confirmaram o apoio ao evento.
Temas atuais
O INTERLEITE 2005 mesclará temas técnicos com uma abordagem de mercado e gestão. A intensificação do sistema de produção, a competitividade do leite com outras culturas e conceitos de estratégia aplicados à gestão de fazendas farão parte do primeiro painel. Para este tema, foram escalados o professor Sebastião Teixeira Gomes, da UFV, o consultor Maurício Palma Nogueira, da Scot Consultoria e o professor Fábio Ribas Chaddad, do Ibmec/SP.
O segundo painel abordará qualidade do leite e consumo. Dele, farão parte o Dr. Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite, o professor João Walter Dürr, do CBQL, a diretora comercial do Ibope/Latin Panel, Ana Cláudia Fioratti, e Marcelo P. Carvalho, da AgriPoint.
"Nesse painel, discutiremos a importância da qualidade do leite, o atual status dos programas de pagamento por qualidade, o ponto de vista do consumidor a respeito dos lácteos e análise de cenários para o setor, considerando um futuro próximo", afirma Marcelo.
Genética, sanidade e nutrição
No segundo dia, o INTERLEITE entra em temas técnicos, como seleção genética e longevidade, cruzamento entre raças puras, manipulação nutricional dos componentes do leite e programas de prevenção de doenças. Também, a área de gestão de recursos humanos e gerenciamento de fazendas para alta performance serão discutidas.
Nesse dia, foram convidados o Dr. Daniel Caraviello, da Universidade de Wisconsin e especialista em genética e melhoramento de rebanhos leiteiros, o professor Marcos Neves Pereira, professor da UFLA/MG, David Sumrall, produtor de leite na Flórida e consultor em gestão de fazendas leiteiras, e o Dr. Walter Guterbock, ex-professor e consultor na Califórnia, e hoje produtor de leite em Michigan, EUA.
Pastagens, cana e qualidade do leite
Fechando o evento, no sábado dia 23, a pesquisadora Patrícia Menezes Santos, da Embrapa Pecuária Sudeste, abordará o tema Novos Conceitos para o Manejo de Pastagens Tropicais, o professor Flávio Portela Santos, da ESALQ, falará sobre o Potencial de Formulação de Dietas à Base de Cana-de-Açúcar, e o professor Marcos Veiga dos Santos, da FMVZ/USP, discorrerá sobre a Utilização da Contagem Bacteriana Total e Contagem de Células Somáticas em Tempos de Pagamento por Qualidade.
A partir desse programa abrangente e atual, a organização espera reunir cerca de 700 pessoas em Uberlândia, entre os dias 21 e 23 de julho. As inscrições estarão abertas a partir de maio, podendo ser feitas via internet, pelo site MilkPoint (www.milkpoint.com.br).
Mais informações, pelo telefone 19 3422-3539 ou pelo email interleite@milkpoint.com.br. Em breve, a programação completa.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.