ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

4 passos para coleta de amostras de forragem

POR ESALQLAB

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/07/2017

0
0
Larissa F. Garcia e Guilhermo F. S. Congio

Grupo de Estudos com Plantas Forrageiras (GEPF) - Dep. Zootecnia da ESALQ/USP para ESALQLab – Zootecnia, Plataforma de análises laboratoriais para o AGRO

Por que devo ler esse artigo?

Saber a qualidade da pastagem que está sendo consumida pelos animais é um dos pontos críticos no processo de avaliação nutricional e balanceamento da dieta. Estudos mostram que o teor de proteína pode variar em até dez unidades (por exemplo, de 6 a 16% em gramíneas) em função das práticas de manejo adotadas (adubação, taxa de lotação e frequência de pastejo). Apesar de ser o mesmo “pasto”, são composições nutricionais distintas e que precisam ser conhecidas se você quer de fato maximizar a produção dos seus animais.

Muitos técnicos já incorporaram como rotina a avaliação periódica do valor nutritivo da pastagem, porém muitos ainda nos procuram com dúvidas em relação à etapa de coleta da amostra para análise bromatológica. Sim, a coleta é um ponto crítico. Se não for bem executada, são geradas informações imprecisas, e que afetam o processo de tomada de decisão.

O Grupo de Estudos com Plantas Forrageiras (GEPF), do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, elaborou um material simples e objetivo com o passo a passo para coleta de amostras de forragem em pastos. Também, produziu um vídeo com menos de 3 min com toda a instrução.

Se você tem dúvidas sobre como coletar uma amostra da forma correta, esse material é para você. Esperamos que seja útil.

Clique aqui para receber os 4 passos para coleta de amostras de forragem.

 

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.