ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

12 de Outubro - Dia do Agrônomo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/10/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que, devido o aumento da população, será necessário aumentar em 70% a produção mundial de alimentos até 2050. Para atender a esta demanda, o agrônomo tem um papel fundamental, pois é ele quem vai propor soluções em produtos e serviços e orientar os agricultores sobre as melhores práticas, como o uso racional dos recursos naturais, visando produzir mais, melhor e sempre de forma responsável, alimentos para atender a crescente demanda mundial.

A profissão se consolidou como a ciência do campo, fazendo jus a origem da palavra Agronomia (do grego agros que significa campo, e nomia ciência, lei). Os profissionais da agronomia ainda vivem da terra, para a terra e pela a terra, mas a sua importância extrapola em muito os limites da porteira do agricultor e do espaço rural.

Embora o regulamento da profissão agronômica tenha ocorrido somente em 1933, conforme Decreto Nº 23.196, de 12 de outubro daquele ano, registros históricos indicam que há mais de 200 anos que estes valorosos profissionais estão direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento agropecuário e socioeconômico nacional e ao sustento de milhões de brasileiros.

O trabalho do Agrônomo envolve questões fundamentais do nosso dia a dia, abrangendo desde a produção agropecuária, passando pela transformação dos produtos agrícolas, até a prateleira dos supermercados; e ganhando o mundo via exportações do agronegócio. Isso, sem contar com as atividades relacionadas à fixação do homem no campo e à defesa do meio ambiente.

Há que se destacar, ainda, outras áreas expressivas de atuação do profissional da agronomia, a exemplo do planejamento, da formulação, da fiscalização e inspeção, da pesquisa e da extensão rural, da agroenergia, biotecnologia, silvicultura, engenharia rural e tantas outras, todas de grande significado e intrinsecamente associadas ao desenvolvimento nacional e à melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Por isso, o setor agropecuário e o agronegócio nacional comemoraram, neste 12 de outubro, o dia do Agrônomo, data significativa, por se tratar de uma das categorias profissionais da mais alta importância no contexto do processo produtivo agropecuário e da economia nacional.

A AgriPoint parabeniza todos os Agrônomos!
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint