ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Um brinde ao leite!

POR ROBERTA ZÜGE

NA MIRA

EM 03/06/2017

2 MIN DE LEITURA

2
0
Dia primeiro de junho foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como o Dia Mundial do Leite. A comemoração tem como foco reconhecer a importância do leite como um alimento global.

Historicamente, acredita-se que os humanos estão tomando leite há mais de 10.000 anos. Considera-se que o leite foi essencial para materializar o desenvolvimento do ser humano. Antes nômades, os humanos precisavam gastar muita energia e tempo, coletando alimentos. Com a domesticação dos animais e a disponibilidade de proteína de alto valor nutricional houve um grande desenvolvimento, inclusive do cérebro, órgão bastante dependente de gorduras de origem animal. Além disso, a facilidade de obter o alimento próximo ao local de moradia permitiu diminuir parte do trabalho diário de conseguir alimentos, que era baseado na caça e coleta. Assim, o ser humano pode se dedicar a outras atividades e teve tempo para o progresso.

Deveria ser desnecessário lembrar à população quantos benefícios que o leite carreia. Mas, frente a divulgação constante de inverdades, a descrição realmente continua importante. O leite é um excelente hidratante, pois possui cerca de 87% de água. Nada melhor para repor líquidos e micronutrientes após uma corrida que um copo de leite. A parte sólida (13%), além de gorduras incluem proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Esta fórmula, faz com o leite seja considerado um dos alimentos mais perfeitos da natureza.

Os lácteos possuem proteínas de alta qualidade, facilmente absorvíveis pelo organismo dos mamíferos. Um ótimo exemplo é a caseína, uma proteína-encontrada apenas no leite, que contém todos os aminoácidos essenciais, estes são chamados assim porque o organismo humano não consegue “fabricar”. Lembrando que os aminoácidos são as unidades primárias, ou seja, os tijolos na construção das proteínas. Sem eles, nossa construção do corpo humano se tornaria frágil.

Além de ser esta grande base proteica, o leite também contém: cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Sendo que o cálcio encontrado no leite é prontamente absorvido pelo organismo. O fósforo tem relação direta na absorção e utilização do cálcio. Fósforo e cálcio devem estar presentes na mesma proporção, para formar adequadamente os ossos. Novamente, o leite se destaca, pois ele tem estes dois minerais em semelhante proporção nos ossos. Ainda, pode-se exaltar que o leite é uma grande fonte de riboflavina (a conhecida vitamina B2). Esta vitamina é essencial para que pele e os olhos estejam sempre saudáveis, bem como as vitaminas A e D.

O Brasil tem crescido na produção de leite, assim como, tem melhorado a qualidade dos produtos. Muito ainda pode ser feito. A valorização da produção está intimamente ligada ao valor dado ao produto. Precisamos nos comunicar mais com nosso consumidor, garantindo que as gerações recebam os alimentos de qualidade e dentro das necessidades de cada indivíduo. Valorizando quem produz com garantia de qualidade.

Um brinde ao dia mundial do leite!

ROBERTA ZÜGE

Membro do CCAS.
Consultora técnica em fazendas e industrias de alimentos com foco no atendimento a requisitos legais e normas de qualidade. Coordenou o projeto da norma Brasileira de Certificação de Leite (MAPA/Inmetro).
.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DALVA ALMEIDA TAMAROZZI

EM 07/06/2017

Adorei essa matéria e concordo plenamente com a autora.Deveria ser mais divulgado pra acabar com tanta rejeição ao leite !!!!!
MARCIO JOSÉ DE ANDRADE

JACAREZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/06/2017

BEBA LEITE SEM MODERAÇAO........

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures